A trupe d’O Teatro Mágico lança no mercado seu novo DVD, intitulado Segundo Ato, produzido em parceria com o Itaú Cultural. Diferentemente do que muitos pensavam, o criador do projeto, Fernando Anitelli, mantém o audacioso discurso que o tornou pioneiro na defesa da música livre e da arte independente: “Podem piratear, jogar no youtube, fazer download! O que a gente quer é estar cada vez mais ao alcance de todos, ter voz, debater, dialogar, trocar figurinha com o público!”, enfatiza.

 

Fernando Anitelli e sua trupe Dessa forma, o novo DVD da trupe reforça a aposta no uso das ferramentas da internet como agentes de proliferação de música e cultura. De acordo com a produção do grupo, o contrato feito com o Itaú Cultural precisou ser reformulado, pois Anitelli fez questão de que o produto levasse o selo Creative Commons, que permite a livre circulação, exibição, veiculação e cópia das imagens e do áudio, na íntegra. Mesmo disponibilizando todo seu conteúdo audiovisual, livre e gratuito, na web, a trupe osasquense já vendeu mais de 200.000 cópias do primeiro cd, 80.0000 do segundo e 50.000 do DVD Entrada para Raros, o primeiro da banda.

 

Os eventos oficiais de lançamento do novo DVD acontecem na cidade do Rio de Janeiro (Fundição Progresso), dia 16 de julho e em São Paulo (Carioca Club), no dia 18 do mesmo mês. Para saber mais, acesse www.oteatromagico.mus.br. No palco, Anitelli brinca com os conceitos de música, teatro, circo e fábula lúdica em meio a um ativismo ora ferrenho, ora poético, que articula, envolve e mobiliza debates políticos, ambientais e sociais junto a um público fiel e participativo.

 

O novo DVD foi gravado ao vivo, em maio de 2009, no auditório do Itaú Cultural, em São Paulo, em 18 sessões, durante uma semana, sendo três shows por dia, de forma a tentar atender à procura do público pelos ingressos. “Pessoas chegaram a dormir em frente à entrada do Itaú, numa fila nunca vista antes, aguardando, pela manhã, a abertura da bilheteria”, conta um dos organizadores do evento. Passada a maratona de apresentações, o resultado final é um registro fiel dos quase dois anos de turnê do espetáculo O Segundo Ato, que conta com a participação dos músicos e compositores Silvério Pessoa (PE) e GOG (DF).

 

Além do show, o DVD comporta ainda uma faixa extra onde integrantes do grupo contam um pouco da história de sucesso do projeto além de abordar questões pertinentes ao mercado fonográfico e ao modelo de auto-produção escolhido por Anitelli ao dizer “não” às principais gravadoras do país. Opção corajosa que conta com um público que, como ele gosta de dizer, é uma extensão da trupe. “As pessoas que gostam da gente, entendem o que estamos fazendo e acabam ajudando como co-produtores das apresentações saindo em busca de recursos e espaços em suas cidades, levando material nosso nas prefeituras, instituições, colaborando como podem para que a gente consiga viajar pelo país. Hoje, a trupe atrai a atenção de grandes produtores e festivais tradicionais na maioria dos Estados, graças a esses milhares de braços que temos espalhados por aí”, revela.

 

PS: Agora nos resta torcer para que Anitelli e sua trupe retornem à Indaiatuba muito em breve para, quem sabe, fazer seu primeiro show ao ar livre. Afinal de contas, em suas primeiras apresentações por aqui, o cenário foi a Sala Acrísio de Camargo que, embora amistosa, representa uma espécie de ‘limitação’ à criatividade e originalidade d’O Teatro Mágico. O que vocês acham?