Uma vez por ano, um milagre acontece em Indaiatuba, que se torna o centro das atenções quando o assunto é futebol. Idos os gloriosos tempos do Esporte Clube Primavera – que em 2010 ainda faz uma boa campanha na Segunda Divisão do Campeonato Paulista – coube ao meio Deco, brasileiro naturalizado português que nasceu em São Bernardo do Campo mas cresceu por aqui, adotando esta cidade como sua, a tarefa de reunir uma gama de craques que dificilmente será vista jogando pela mesma equipe, ainda mais em solo brasileiro. 

Depois de trazer Ronaldinho Gaúcho, Zico e uma grande seleção de craques para celebrar o primeiro ano de atividades do seu Instituto Deco20 em Indaiatuba, o meio-campista cumpriu uma promessa feita em 2009 e trouxe para cá ninguém menos que o melhor jogador do mundo, eleito pela Fifa: o argentino Lionel Messi. Ao seu lado, grandes nomes como Alex Silva, Amoroso, Jorge Andrade, Rivelino, entre outros que ajudaram a abrilhantar o evento, que reuniu um público estimado de 11 mil pessoas no Estádio Ítalo Mário Limongi. Mesmo sem jogar, Ronaldo Fenômeno marcou presença e recebeu o carinho do público presente.

Em campo, o público conferiu um pouco do talento destes jogadores. Deco, como dono da festa, logo tratou de escalar Messi para o seu time. O argentino, como era de se esperar, não teve uma atuação de gala, mas demonstrou o suficiente para comprovar o título oferecido pela Fifa e agradar uma legião de fãs que – pasmem – mesmo brasileiros ostentavam com orgulho a camisa de Messi na seleção argentina. Em um momento destes, com o final da Copa do Mundo e o fracasso dos esquadrões do Brasil e da Argentina na África do Sul, até dá para perdoar, certo?

Brincadeiras à parte, destaque ainda para a participação do eterno craque Rivelino, que mesmo com pouco tempo em campo, encantou a todos com passes milimetricamente precisos e um elástico – drible que eternizou no mundo todo – que fez a arquibancada aplaudir de pé. Enfim, assim como no ano passado, o Deco & Amigos 2010 colocou Indaiatuba novamente no mapa do futebol e o mais importante, o trabalho do Instituto Deco20 em cena para todo o Brasil.

PS: O resultado do jogo pouco importa, mas o placar final de 3 a 3 deixou claro que se tratava de um amistoso, com direito ainda a um gol de Messi mal anulado pelo trio de arbitragem. E muita pose do folclórico árbitro Tatá

Confira estas e muitas outras fotos do evento em www.flickr.com/fabioalexmarc