URGENTE

Post Top Ad

Your Ad Spot

26 junho, 2010

Toyota: Trilhas da Natureza

paralamasdosucesso
Acaba de começar a edição 2010 do projeto Toyota: Trilhas da Natureza, que acontece das 9h às 22h30 no Parque Ecológico. A proposta é oferecer cultura e lazer a toda família, além de estimular o interesse pelo aprendizado por questões relacionadas ao meio ambiente. O evento conta com apoio do Ministério da Cultura, Fundação SOS Mata Atlântica e Fundação Toyota do Brasil. O encerramento do projeto contará com show d’Os Paralamas do Sucesso, aberto ao público.

Serão diversas atividades socioambientais:

Oficina de Plantio - A oficina ensina sobre o plantio de mudas de pequeno e médio porte, adequadas para o espaço urbano. Fortalecendo o tema do Ano da Biodiversidade, o público terá acesso a técnicas de plantio de diversas espécies arbóreas nativas (frutíferas e ornamentais) e semeadura de hortaliças. Também terão acesso a demonstrações de transformação dos materiais que fazem parte do dia a dia (folhas, restos de corte de grama, cinzas, casca de ovo, borra de café, etc.) em componentes da terra orgânica e de como fazer o transplante da muda de tubete para um recipiente maior. Haverá orientação quanto à rega, plantio definitivo, estaqueamento e adubações futuras.

Túnel dos Sentidos - O túnel proporciona o resgate do ambiente da floresta, neste caso a mata atlântica, por meio dos sentidos.  Os participantes serão convidados a passar pelo túnel da floresta em que clima, relevos, texturas, odores e sons reproduzirão o ambiente. Serão usadas exemplares de árvores, sementes, folhas secas, pedras, grama sintética, essências, pedras e folhas secas para dar autenticidade ao túnel.

Jogos - Conhecimento e curiosidades sobre espécies nativas e exóticas da Mata Atlântica e jogos interativos com diferentes temáticas sobre o meio ambiente. São eles: Jogo da Cidadania, Jogo da Água, Jogo da Memória, Jogo da Coleta Seletiva, Roda das sensações e Roda da Biodiversidade.

A Mata Atlântica é Aqui - Painéis cenográficos e dinâmicos com abordagens sobre a Mata Atlântica com relação ao equilíbrio existente entre as espécies, ao processo de desequilíbrio promovido a partir da intervenção da cadeia produtiva e sobre o uso responsável da água. Os painéis utilizados serão: Painel do Clima, Painel da Mata Atlântica, Painel Quantidade de água no planeta, Painel Ciclo das Águas, Boas Práticas Começam em Casa – Uso Racional da Energia Elétrica, Monitoramento da água, Maquete socioambiental, entre outros.

Nessa tenda também haverá uma outra atividade realizada pelo projeto Mucky, uma ONG de Itu que atua na proteção dos sagüis endêmicos. As pessoas serão convidadas a entrarem em uma gaiola por dois minutos para escutarem uma história. O objetivo é sensibilizar os participantes sobre a extinção dos sagüis.

Espaço Amigos da Mata - Atividades interativas sobre uso racional da água dentro de casa e consumo responsável, utilizando a técnica dos 3 Rs (reduzir, reciclar e reutilizar) e temas ligados a biodiversidade da Mata Atlântica. A instalação “Amigos da Mata” representa alguns espaços do cotidiano (casa, escola, loja e rio) e foi pensada como atividade de educação ambiental que estimula a reflexão sobre hábitos sustentáveis e conhecimentos sobre a responsabilidade do cidadão e consumidor com o meio ambiente, em especial, com a biodiversidade da Mata Atlântica.

Trilha interpretativa - Percorrendo o Parque Ecológico de Indaiatuba o visitante presencia diversas espécies nativas da Mata Atlântica como Jequitibá rosa, Jequitibá branco, Ipê amarelo, Ipê Roxo, Aroeira Pimenteira, Jerivá, Jacarandá, Oiti e o Ingá. O Parque também contribui para a conservação do Córrego do Barnabé e seus bosques servem de abrigo e fonte de alimento para a fauna da região.

PROGRAMAÇÃO

9h às 12h: Oficinas Socioambientais
10h às 10h25: Teatro Menina Carolina, em Defesa do Planeta
11h às 11h30: Divulgação dos Vencedores Projeto Ambientação
11h30 às 12h10: Orquestra Jovem sob a regência de Roberto Sion

12h10 às 12h40: Sorteio de Prêmios
12h às 17h30: Oficinas Socioambientais
14h às 14h25: Teatro Menina Carolina, em Defesa do Planeta
15h às 15h45: Apresentação Banda Presidentes de Brasília
15h50 às 16h: Sorteio de Prêmios
16h15 às 16h40: Teatro Amigos da Mata
16h45 às 17h30: Apresentação Banda República du Som
17h30 às 17h45: Sorteio de Prêmios
18h às 18h30: Apresentação dos Vencedores Projeto Ambientação
18h45 às 19h30: Apresentação Banda Clã
20h às 21h15: show Os Paralamas do Sucesso

Nenhum comentário:

Páginas