Janete Teixeira Dias*

Agora a onda é usar o Twitter, uma rede social criada em 2006, onde você pode acompanhar os passos de pessoas que lhe interessam, bem como informar sobre suas atividades no dia a dia. O Twitter é simples e sua principal finalidade é possibilitar que os usuários respondam, utilizando 140 caracteres, a seguinte pergunta: o que você está fazendo?

No Twitter, você possui seguidores e é também um seguidor. A rede tem um caráter bem lúdico e a brincadeira está se estendendo inclusive às empresas, que também passaram a usar este espaço para divulgação de oportunidades. A cada hora os usuários vão inovando e descobrindo formas criativas para utilizar a rede. Para alguns, o Twitter tornou-se uma forma de dar visibilidade a seu talento. É um espaço onde as pessoas têm divulgado seus blogs, fazem marketing pessoal ou profissional. Por lá circulam dicas de sites interessantes, solicitações de ajuda sobre algum assunto. Por vezes parece um "Messenger" coletivo.

Para aqueles que desejarem entrar nesta rede com o intuito de investir em visibilidade e ainda colocar sua carreira profissional em uma espécie de "vitrine virtual", a recomendação é que cuide do aspecto da segurança. Não há necessidade de informar em detalhes seus hábitos cotidianos. Use o espaço com objetividade, tenha foco no campo profissional. Dê destaque para as competências que deseja apresentar para aqueles a quem está ligado. Lembre-se que as mensagens postadas estarão na rede, à disposição de todos. Cuide para não exagerar na exposição e pense antes de escrever, pois uma escorregadela pode prejudicar bastante sua imagem.

Enfim, o Twitter está ganhando cada vez mais adeptos. Ainda há muito espaço para inovar em termos de sua utilização, pois o canal está aberto para a criatividade dos participantes. O verbo agora é Twittar. Eu twitto. Tu twittas?

* Janete Teixeira Dias é coordenadora da área de Gestão de Carreiras da FIAP e da Faculdade Módulo, realizando processo de coaching com alunos e ex-alunos destas instituições (graduação e pós-graduação). É psicóloga, administradora, mestre em Psicologia Social pela PUC/SP, psicodramatista didata, possui formação em promoção de saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho pela American University/CPH, especialista em Psicologia Organizacional do Trabalho pelo CRP/SP, docente de cursos de pós-graduação e consultora na área de Gestão de Pessoas.