URGENTE

Post Top Ad

Your Ad Spot

30 julho, 2009

Agosto das Artes movimenta a Cultura

Agosto será um mês com diversas atividades voltadas à arte. O projeto Agosto das Artes contará com uma programação gratuita, desenvolvida pela Secretaria de Cultura, para toda a população. A partir do dia 1° do próximo mês, os interessados poderão se divertir e informar com oficinas de arte, exposições, palestra e filmes em diferentes pontos da cidade. Confira abaixo as atrações e anote em sua agenda!

Serão realizadas duas exposições na Galeria de Artes Wanderley Peres (Praça Dom Pedro II – Centro). De 1° a 20 de agosto, os artistas plásticos Egas Franscisco, Gomes Heleno e Fabrício Nery apresentam seus trabalhos. De 20 a 30, entram em exposição obras do saudoso Rubens Bonito, que também será homenageado no dia 27, com a exibição de um documentário dirigido por seu grande amigo, Paulo Lui, sócio-proprietário dos Cinemas Multiplex Topázio, que exibe a produção. “Comandei este documentário que tem cerca de 30 minutos em homenagem a este grande amigo”, ressalta. “O filme foi exibido uma única vez, durante nossa Manhã Nostálgica, e agora será exibido ao grande público. É um reunião de fotos e vídeos feitos por ele e por amigos, que reconta sua trajetória em nossa cidade. Esperamos que o público compareça e prestigie”, convoca. No próximo dia 6, às 19h, a atração é o filme Aleijadinho – Paixão, Glória e Suplício (2001), dirigido por Geraldo Santos Pereira. Saiba mais sobre o longa-metragem clicando aqui.

Com o tema Arte: A Grande Viagem, o artista plástico, desenhista e cenógrafo Egas Francisco mostrará um olhar diferente sobre as obras de grandes nomes da arte como El Greco, Velazquez, Goya, Picasso, Edward Hopper, entre outros artistas. A palestra acontece dia 14 de agosto, às 20h, no Centro Cultural Wanderley Peres. A entrada é gratuita e permitida até a lotação máxima da casa.

Serão oferecidas Oficinas de Arte para a população em três diferentes locais. As oficinas a céu aberto acontecem dia 8, no Cras do Jardim Oliveira Camargo, que fica na Rua Augusto Brega, 452 (antiga 9), e no dia 22, no Parque Corolla, que fica na Rua Serafim Gilberto Candello, s/nº, no Jardim Morada do Sol. Das 13h30 às 16h, a professora de artes plásticas Midori Wakano orienta os alunos a pintarem sua própria tela.

Outras quatro oficinas serão oferecidas no Centro Cultural Wanderley Peres. Os interessados em participar devem se inscrever antecipadamente na Secretaria de Cultura, doar três bisnagas de tinta a óleo nas cores vermelho, amarelo, azul, branco, laranja ou sépia, e retirar a lista de materiais para utilizar nos encontros.

Nos dias 19 e 26 de agosto, das 18h30 às 20h30, o tema da oficina será Aquarela, ministrada por Midori Wakano. Aquarela é o nome da mistura de pigmentos coloridos com aglutinante. Nessa técnica, a tinta é diluída em água. A idade mínima para participação é 16 anos. Apenas vinte vagas serão disponibilizadas.

Todos os sábados do mês (dias 8, 15, 22 e 29), das 9h às 11h, acontece a oficina de Modelagem em Argila, com Gomes Heleno. As aulas abordarão o histórico da cerâmica, técnicas de modelagem, o cuidado e manuseio com a argila, e princípios da esmaltação. Idade mínima de 16 anos. Quinze vagas disponíveis.

Às terças-feiras (dias 4,11,18 e 25), das 18h30 às 20h30, a professora Diva Elena Buss irá ministrar a oficina de Papel Artesanal. O produto final se dará pela utilização de materiais que geralmente são descartados, como papéis, flores, folhas e fibras. Com a técnica, os materiais se transformarão em belíssimos papéis reciclados. Esse tipo de arte desencadeia talentos por meio da conscientização ecológica. A idade mínima para participação é de 15 anos e vinte vagas serão disponibilizadas.

E no dia 12 de agosto, das 18h às 21h, acontece a oficina de Monotipia, ministrada por Vera Orsini. A monotipia consiste em uma técnica de impressão em que se consegue a reprodução de um desenho ou mancha de cor na passagem para o papel, com efeitos imprevisíveis. Serão 12 vagas e a idade mínima é de 16 anos.

Nenhum comentário:

Páginas