A trupe dO Teatro Mágico (Crédito: Fábio Alexandre)Para aqueles que trabalham, apoiam e amam a Cultura, assistir a uma apresentação dO Teatro Mágico é um exercício simplesmente revigorante. Isso mesmo, revigorante. Afinal de contas, diariamente somos expostos a subprodutos que se consideram mais culturais do que simplesmente são, que formam um público cada vez mais acostumado com o mínimo em termos de criatividade e inteligência.

Crédito: Fábio AlexandreMas a culpa é nossa. Sabe por quê? Porque a maioria de nós parece despertar para a realidade somente após encarar os encantos e as verdades proferidas por Fernando Anitelli e sua trupe. É como se aquele bando de clowns fosse para a maioria de nós, agentes enviados para nos despertar da Matrix. Sim, acordar para uma realidade que parece paralela, mas que está tão bem diluída em nosso dia-a-dia, que não nos permite transpor o intransponível. Assim está bom. Mudar para quê?

Crédito: Fábio AlexandreNo entanto, quando Anitelli e sua trupe entram no palco, tudo parece fazer sentido. As letras de suas músicas caem como uma bomba em nosso lugar comum, enquanto seus clowns parecem se divertir com aquele choque de atitude. E eles REALMENTE estão se divertindo, ao mesmo tempo em que abrem nossos olhos para um mundo sem limites, onde a única barreira é impor limites para nossa própria criatividade.

Crédito: Fábio AlexandreEnquanto isso, números circenses nos mostram que os limites do ser humano ultrapassam única e exclusivamente nossa capacidade de pensar, refletir e criar com mais intensidade. Eles revelam que o ser humano é capaz de coisas que, como diz o velho ditado, até Deus duvida. Mas Anitelli e sua trupe não duvidam. Eles sabem que podem e principalmente, que qualquer um pode, desde que se disponha a fazer, a mudar, a deixar de lado o comodismo na hora de agir e até mesmo pensar. Poderia ser você, meu caro, girando naquela corda indiana pendurada no teto da Sala Acrísio de Camargo. Mas a pergunta é: você quer?

PS: O Teatro Mágico foi atração do último sábado, dia 2, dentro da programação do Maio Musical, que traz diversas atrações. Confira todas clicando aqui.