URGENTE

Wii vs. Playstation 3 vs. XBox 360

Nintendo Wii vs Playstation 3 vs Xbox 360 Por Fábio Alexandre

Interatividade é a palavra de ordem quando o assunto são os principais concorrentes de um disputado mercado que chega à sua sétima e potente geração. Os videogames deixaram de ser coisa de criança e conquistam cada vez mais um público diferenciado, que aposta nas particularidades de cada console e principalmente, em suas ferramentas de entretenimento. Saiba um pouco mais sobre o Nintendo Wii, o Playstation 3 e o Xbox 360 e escolha aquele que mais se adequa ao seu gosto.

“A nova geração de consoles chegou com objetivos bem claros”, conta Francisco Schmitt, proprietário da Need for Games. “Enquanto o Nintendo Wii foca o entretenimento, em um videogame ideal para toda a família, o Xbox e o Play 3 disputam o mercados dos gráficos deslumbrantes e dos jogos de maior dificuldade, mais adultos e violentos”, observa.

O Xbox 360 é o mais “velho” dos consoles da quinta geração. Lançado oficialmente em maio de 2005 pela Microsoft, trabalha com três núcleos independentes, que permitem diferentes cálculos como inteligência artificial, simulação de física e outros, que podem ser feitos paralelamente sem sobrecarregar o sistema. Tecnologia que permite inimigos mais inteligentes e mundos que simulam a realidade com maior precisão. “O Xbox aposta em jogos de tiro, já que se trata de uma adaptação dos PCs, carro-chefe da Microsoft”, conta Francisco. “Sua grande vantagem é a jogabilidade online, que permite ao jogador se conectar com pessoas do mundo inteiro”.

Já o Playstation 3 é uma evolução de seu antecessor, o Playstation 2, o console mais vendido de todos os tempos, mas que aos poucos se despede do público. Com seu leitor de BluRay e grande capacidade de leitura dos dados, o Play 3 traz como destaque o serviço unificado de jogos online Playstation Network, uma espécie de portal que reúne jogadores de todo o mundo. Outra característica é sua robusta capacidade de armazenamento, com duas unidades de manutenção de estoque: uma básica com drive de disco rígido de 20 gigabytes e uma versão premium com HD de 60GB e várias funcções adicionais. “O forte do Playstation 3 são os jogos de ação e adventure”, afirma Francisco.

O caçula da turma é o Nintendo Wii, que marcou o retorno da gigante japonesa ao mercado, após o fiasco do lançamento do Nintendo GameCube, em 2001. Mesmo com gráficos inferiores em comparação aos seus concorrentes, o Wii se destaca com seu controle sem fios, o Wii Remote, que pode na maioria dos jogos é utilizado como um dispositivo que detecta os movimentos em três dimensões. Outra característica do console é o WiiConnect, que permite ao jogador receber mensagens e atualizações através da internet.

“O Wii pode ser considerado uma versão um pouco melhorada do próprio Playstation 2. É um console divertido, digamos assim, cujos melhores jogos são os interativos, perfeitos para se jogar com a família ou os amigos”, observa o proprietário da Need for Games. “O problema é que, depois de um certo tempo, o Wii enjoa”. Outro ponto positivo do console da Nintendo são seus acessários. “Sem dúvidas, o Wii tem um leque absurdo de acessórios, como o Wii Zapper (arma para jogos de tiro) e controles em forma de raquete de tênis, taco de golfe, luvas de boxe e muito mais”, lembra Francisco. Até hoje, o Wii é o mais vendidos dos consoles desta nova geração, devolvendo a Nintendo à condição de líder do mercado, posição que a empresa havia deixado há 17 anos.

Diferenças

Voltamos a falar dos consoles de alta definição, o Xbox 360 e o Playstation 3. “Teoricamente, os dois consoles são iguais. O Xbox com seus núcleos independentes consegue brigar com o BluRay do Playstation 3, mas tema vantagem de ter sido lançado um ano antes e por isso, conta com uma gama maior de jogos já lançados no mercado”, conta Francisco.

Com isso, a Microsoft e a Sony passaram a brigar por um novo mercado: o dos jogos exclusivos. “A Microsoft leva vantagem neste quesito porque é dona de nada menos que oito produtoras de jogos diferentes, mas a Sony conta com títulos reverenciados pelos gamers”, lembra o proprietário da Need for Games. “Enquanto a Microsoft é lembrada por Gears of War, com seu roteiro cinematográfico e gráficos simplesmente deslumbrantes, a Sony ganhou diversos adeptos depois do lançamento de God of War”, observa.

A alta resolução gráfica dos consoles é outro ponto a ser discutido. “Teoricamente, o Play 3 leva vantagem com seu leitor de BluRay, com jogos que comportam até 50GB de dados. No entanto, para aproveitar ao máximo esta tecnologia, o jogador deve ter uma televisão de alta definição”, lembra Francisco. “A chegada destes novos consoles serviu de impulso para o aumento na venda de televisores LCD com Full HD (high definition). Mas como poucas pessoas ainda tem este aparelho em casa, poucos jogos do Play 3 trabalham com sua resolução máxima, por enquanto”.

Outra vantagem do Playstation 3 é seu leitor BluRay, tecnologia que irá suceder os DVDs. “Os preços dos novos consoles variam entre R$ 1.250 a R$ 2.200 em seus diferentes pacotes”, revela Francisco, que confessa ser jogador de videogames há 20 anos e dois meses. “Na hora de comprar, o jogador deve saber exatamente o que quer de seu novo console. Assim ficará fácil decidir qual dos três escolher”, completa. Para saber mais, a Need for Games fica na Rua 11 de Junho, 1.210 (Centro). Mais informações pelo telefone 3825-2160 ou através do site www.needforgames.com.br.

PS: Se algum leitor abonado quiser presentear este colunista e/ou blogueiro com QUALQUER UM dos consoles acima, por favor, sinta-se à vontade…

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.