URGENTE

Renato Borghetti no Prêmio Nabor

Crédito: Ivan Bustamante

Nascido em Porto Alegre, Renato Borghetti começou a tocar acordeom e gaita-ponto nos CTGs (Centros de Tradições Gaúchas). Com 20 anos, já era um mestre no instrumento, e em 1984 lançou seu primeiro LP, Renato Borghetti - Gaita-Ponto, o primeiro disco instrumental brasileiro a receber um Disco de Ouro, o que representou um marco, principalmente por sua identificação com o regionalismo gaúcho.

Um dos pontos altos de seu trabalho foi a utilização da gaita-ponto, uma espécie de acordeom que se encontra entre os instrumentos “ameaçados de extinção”. As composições de Borghetinho, como é conhecido, mesclam os ritmos gaúchos e nordestinos, mistura que resultou em parcerias com Sivuca, Dominguinhos e Luiz Gonzaga. Em 1988, tocou no Free Jazz Festival com o baixista Ron Carter e o violinista Stephane Grapelli, e atualmente roda toda a Europa com muito êxito.

Pois bem, Indaiatuba poderá conferir seu trabalho na final da edição 2009 do Prêmio Nabor Pires Camargo – Instrumentista, no dia 27 de junho, um mês depois que Borghetti retorna de tour pela Europa, com apresentações agendadas em Oldenburg, Hannover, Bonn e Berlim, na Alemanha; Praga, na República Checa; Zurique, na Suíça; Castlefilardo, Bologna, Spoleto e Torino, na Itália; Bruxelas, na Bélgica; e Trentels, na França. Isto sim é um artista globalizado.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.