URGENTE

Ser ou Estar?

Ser ou Estar.jpgRecentemente, este blogueiro e/ou repórter cultural acabou sumariamente alvejado por não comparecer a um prêmio literário de nossa cidade. Aliás, quase ninguém compareceu, apesar dos esforços deste escriba e de seus colegas em divulgar o evento, que realmente merecia muito mais atenção.

Contudo, minha ausência pode – por mais que não deva – ser justificada: a data do evento coincidira com a formatura de minha namorada. Oras, quantas e quantas vezes não precisamos abrir mão de ser para estar em um lugar, por mais que quiséssemos faltar? Ao menos comigo – e acredito que com a maioria dos meus colegas também – é difícil saber quando se está e ao mesmo tempo, se é.

Explico: não somos cinicamente falsos – com raras exceções – para dizer que gostaríamos de ir a todos os lugares para os quais somos convidados. Muitas vezes, faço tudo para estar em um lugar e prestigiar meus leitores, acima de tudo. Mas nem sempre ir a determinado lugar significa que serei eu. Nesta ocasião, é apenas preciso estar. A simples presença é suficiente para que tudo esteja em seu lugar.

É claro que é completamente possível ser e estar, ao mesmo tempo. É quando nos dirigimos a certo lugar com plena satisfação. São aqueles momentos em que transformamos o trabalho em prazer, como se tivéssemos visitando um grande amigo ou um parente querido. Conhecer e aprender a respeitar e admirar tantas boas e inteligentes pessoas é uma dádiva da profissão. Assim como aprender a conviver e evitar aquelas que representam o “lado negro da força”.

No geral, me considero um privilegiado. São extremamente raras as oportunidades em que apenas estive. Contudo, por mais que se queira estar em certos lugares, é preciso dar prioridade ao ser. Ser ou estar? Eis a grande questão. Particularmente, ainda priorizo o eu. Por mais que isto desagrade ou pareça inconveniente. Estarei lá, quando puder. Pode contar comigo. Meu trabalho é minha vida. Mas minha vida, não é APENAS o meu trabalho. Amo o que faço. Nos vemos por aí. Ponto final.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.