URGENTE

E se o Mundo Pudesse Votar?

United StatesAs eleições norte-americanas estão marcadas para o próximo dia 4 de novembro. Em 2004, apenas 42,45% do total de eleitores deixaram o conforto de suas casas para ver George W. Bush se reeleger, no mais criticado e questionado pleito da história dos Estados Unidos.

Depois de f@#§r seu próprio país por mais quatro anos, Bush se prepara para deixar a liderança em meio a um cenário caótico de recessão e falências. Dois candidatos estão no páreo: o senador Barack Obama, de Illinois, apoiado pelo Partido Democrata; e John McCain, do Arizona, apoiado pelo Partido Republicano.

O processo eleitoral consiste na escolha de membros para o Colégio Eleitoral dos Estados Unidos, e o candidato que tiver mais votos no Colégio Eleitoral - pelo menos 270 - será escolhido o 44º presidente dos Estados Unidos. Se nenhum candidato receber a maioria dos votos no Colégio Eleitoral, o presidente-eleito será escolhido numa votação da Câmara de Representantes dos Estados Unidos da América.

Pois bem, as pesquisas atuais indicam uma vantagem de apenas 5% para o candidato Barack Obama. Mas e se o “resto” do mundo pudesse votar? Dar sua palavra sobre quem deveria ser o próximo presidente dos Estados Unidos, uma das maiores potências mundiais? O resultado seria o mesmo? Tire suas dúvidas no site If the World Could Vote? clicando aqui ou na imagem acima e confira os resultados. Surpreendentes? Nem tanto.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.