URGENTE

Yamandú e seu Choro Bonito

O Wikipédia assim define o choro: "Popularmente chamado de chorinho, é um gênero musical, uma música popular e instrumental brasileira, com mais de 130 anos de existência. Os conjuntos que o executam são chamados de regionais e os músicos, compositores ou instrumentistas, são chamados de chorões. Apesar do nome, o gênero é em geral um ritmo agitado e alegre, caracterizado pelo virtuosismo e improviso dos participantes, que precisam ter muito estudo e técnica, ou pleno domínio de seu instrumento. O choro é considerado a primeira música popular urbana típica do Brasil e difícil de ser executado".

Aqueles que conferiram o show O Melhor do Chorinho Brasileiro, no último sábado, na sala Acrísio de Camargo, puderam constatar tais verdades. No comando estava o violonista Yamandu Costa, uma das maiores revelações da música instrumental brasileira dos últimos tempos, que trouxe como convidados o Grupo Choro Rasgado, composto por Rodrigo Y Castro (flauta), Roberta Valente (pandeiro), Alessandro Penezzi (violão solo) e Zé Barbeiro (violão de sete cordas) - estes dois últimos concorrentes do Prêmio Nabor em edições passadas - e Danilo Brito , dando um verdadeiro show no bandolim.

Montado para apenas duas apresentações financiadas pelo projeto Tuberfil Cultural, o show deve ganhar novas edições. Afinal de contas, como o próprio musicólogo Zuza Homem de Mello confidenciou ao final da apresentação: "Vocês tiveram muita sorte de reunir tantos talentos no palco". Se chorei, foi de alegria...

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.