URGENTE

Post Top Ad

Your Ad Spot

29 fevereiro, 2008

Assessorias x Acessorias

Nos últimos tempos, minhas relações com assessores de imprensa locais sofreram um “forte abalo”. Por motivos que não vale a pena recordar, perdi o encantamento para com alguns, passei a admirar ainda mais o trabalho de outros, e simplesmente resolvi ignorar uma outra parte.

Não que passei a desrespeitar ou simplesmente ignorar aqueles que “perderam pontos” em minha “tabela de classificação”. Mas acabei relevando-os ao último posto, jogando-os na “lanterninha” mesmo, mas fora da “zona de rebaixamento”. Minha caixa de e-mails é prova disso.

Certa vez, intrigado com minhas críticas ao trabalho de tais assessores, um amigo aproveitou para questionar: “Criticar é fácil. Mas para você, o que é ser um bom assessor de imprensa?”. Em poucas ocasiões, prestei serviços de assessoria de imprensa. Mas tive a oportunidade de observar grandes profissionais trabalhando. E nestas poucas chances, tive a certeza: um bom assessor de imprensa é aquele que insere o produto de seu cliente em todos os veículos de comunicação, mesmo sem a certeza que seu cliente irá anunciar neste veículo.


Pagar por um espacinho em qualquer veículo de comunicação é “fácil”, desde que se tenha caixa para tal (importante) investimento. Difícil mesmo é garantir este mesmo espacinho sem a certeza de que haverá uma contrapartida financeira. Profissionalismo é fundamental, mas cultivar bons contatos e amigos em todos os cantos, mantendo sempre as “portas abertas”; isto sim é essencial.

Nenhum comentário:

Páginas