URGENTE

Post Top Ad

Your Ad Spot

03 janeiro, 2008

Cinema em 2007 - Números

Segundo dados divulgados nos últimos dias, um novo recorde foi alcançado pela indústria cinematográfica nos Estados Unidos: nada menos que seis grandes estúdios superaram a marca de 1 bilhão de dólares em 2007.Retornando ao topo – posição que não conquistava desde 1998 – está a Paramount. Logo em seguida vem a Warner Bros., Disney, Sony, Universal e Fox, que juntas totalizam uma bilheteria de 9,57 bilhões, um crescimento de 5,5% em comparação a 2006.

Internacionalmente, os estúdios somaram mais 9,4 bilhões, uma média de 9% a mais que 2006. Globalmente falando, a vitória ficou com a Warner Bros, seguida pela Disney, Fox, Paramount, Sony e Universal.

Cinco filmes colaboraram – e muito – para a conquista destes números. As mais lucrativas produções da temporada passada foram Piratas do Caribe: No Fim do Mundo (961 milhões), Harry Potter e a Ordem da Fênix (938 milhões), Homem-Aranha 3 (890 milhões), Shrek Terceiro (796 milhões) e Transformers (706 milhões). Nem Jack Sparrow (acima) parece acreditar nestas cifras.

Pena que esta riqueza tenha pouco – ou nenhum – reflexo em terras brasileiras, já que os exibidores ainda precisam “rebolar” para se manter e ainda cumprir medidas esdrúxulas que obrigam, por exemplo, a exibição de uma cota anual de filmes nacionais. O problema? Você se lembra de algum BOM filme nacional em 2007, além do comentado Tropa de Elite? Alguns foram lançados, mas nunca alcançaram o grande público e por isso, ficaram restritos aos cinemas "de arte". Um exemplo? O ótimo O Cheiro do Ralo, com Selton Mello. Confira.

Crédito da foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Páginas