Alunos da Oficina de Teatro da Cultura apresentam três espetáculos neste final de semana

Os alunos da oficina de teatro adulto da Secretaria Municipal de Cultura, coordenados pelo professor Roberto Parkinson, apresentam nesta semana três espetáculos gratuitos, todos no Novo Centro Cultural Morada do Sol. Na sexta, dia 5, às 19h30, tem “E o Castelo, com Quem Fica?”, com texto de Parkinson. No sábado, dia 6, às 19h30, é a vez de “Conquistando um Sonho”, escrita pelos alunos Afonso Torres, Fernando Motta e Alexandre Valentin. Já no domingo, dia 7, às 19h30, tem “Um Pic Nic no Front”, de Fernando Arrabal. 

Os trabalhos marcam o encerramento de final de ano das oficinas e, segundo Parkinson, oferecem muita diversão tanto para quem atua e para quem assiste. “Todas as peças trazem um toque de bom humor, de inesperado, surpreendendo o público. Além disso, muitos alunos ainda buscam as artes cênicas como um modo de lidar com a timidez, de ser mais descontraído, e é muito bom ver como se envolvem com as montagens e alcançam seus objetivos”, diz. 

Para o aluno Aparecido de Lima, que atua em “Um Pic Nic no Front”, a oficina ajudou em uma meta específica. “Sentia a necessidade de falar melhor em público, o que me ajudaria muito no trabalho, e no começo foi um desafio, são muitas falas para decorar, mas aos poucos fui ganhando confiança e hoje já me sinto mais seguro, mesmo no dia a dia”, conta. 

Sua colega de elenco, Roselaine Carlos, apesar de ser mais experiente nas artes cênicas – atua na rede municipal como contadora de histórias no projeto "Asas de Papel" – relata que a troca de experiências com o grupo é sempre enriquecedora. “Comecei a fazer aula de teatro como recurso para trabalhar a recuperação e retenção da memória, devido a um problema de saúde, mas me identifiquei muito com a atividade e faço questão de continuar participando das oficinas como esta do professor Parkinson, onde estou pela primeira vez e tem sido ótimo”, completa.

ESPETÁCULOS E ELENCOS

 “E o Castelo com Quem Fica?”

Escrita pelo professor Roberto Parkinson, a peça traz a história de um rei de um país imaginário que é enganado por um grupo de picaretas. O bando oferece uma droga para que o rei tome e expulsa as princesas do castelo, se apossando de tudo. Após muitas idas e vindas, o rei recupera a consciência, o golpe é descoberto e o grupo é colocado para correr. Contudo, com inspiração em um antigo programa televisivo onde o público decidia o final da história, aqui também a plateia terá a opção de escolher entre dois destinos finais para os picaretas e as princesas.

Elenco: Beatriz Spinelli, Caroline Machado, Denise Rodrigues, Elenilson dos Santos, Guilherme Gasparini, Letícia de Assis, Junior Grotto, Matheus Felipe, Milena dos Santos, Rafaela da Silva, Thais Murça, Tatiane de Araújo, Thalia da Costa e Vinicius Paulichi.

“Conquistando Um Sonho”

Escrita pelos alunos Afonso Torres, Fernando Motta e Alexandre Valentin, da oficina de teatro adulto da Cultura, a peça tem como foco um grupo de alunos que estão no último ano do colégio e se unem para formar uma banda. Porém, um aluno enciumado por ficar fora da iniciativa boicota o teste do grupo, que terá que lutar para conseguir uma nova chance. 

Elenco: Valdenir Cardoso, Afonso Torres, Iara Soares, Mylena Lima, Natália Taba, Monique Lima e Jennifer Mello.

Alunos no ensaio da peça "Um Pic Nic no Front" - Crédito: Adriana Panzini - SCS/PMI

“Um Pic Nic no Front”

Escrita pelo espanhol Fernando Arrabal, célebre autor do chamado “teatro do absurdo”, a peça esbanja bom humor ao abordar uma situação inusitada: uma mãe resolve visitar seu filho que está no front na guerra, levando a família a tiracolo. A chegada do grupo precipita uma série de acontecimentos que culminam em um desfecho surpreendente. 

Elenco: Silvio Ducati, Elias Raimundo, Kaline Carvalho, Aparecido de Lima, Ronaldo Zuppa e Roselaine Carlos.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Cultura possui 26 oficinas culturais gratuitas permanentes, entre elas as de teatro, com inscrições a cada início de semestre, e que reúnem mais de 2.500 alunos de várias faixas etárias, inclusive da Terceira Idade. Em complemento, realiza ao longo do ano uma série de workshops, também com entrada franca.

SERVIÇO

Novo Centro Cultural Morada do Sol
Endereço: Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 5.924 - Jardim Morada do Sol
Informações: (19) 3894-1867
Classificação: LIVRE

0 comentários: