Indaiatuba recebe nova edição da Revirada Cultural

"O Desejo de Catirina" mistura teatro, dança, música e poesia

Indaiatuba sedia nos dias 28 e 29 de novembro a quinta edição da Revirada Cultural RMC, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e realização da Câmara Temática de Cultura da Região Metropolitana de Campinas, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. O evento, que tem como objetivo oferecer à população uma mostra de diferentes expressões culturais apresentadas por artistas locais, traz entre os destaques a estreia do curta-metragem “Última Página”, produzido pelos alunos da oficina gratuita de roteiros da Cultura, coordenada por Marcos Otero em junho deste ano. Outras atrações incluem espetáculo de rua e apresentações musicais na Praça Dom Pedro II, sempre com entrada franca. Mais informações pelo telefone (19) 3894-1867.

Programação Indaiatuba – 5ª Revirada Cultural RMC

28 de novembro, às 20 horas – Casarão Pau Preto

Exibição do curta-metragem “Última Página” – fruto da oficina gratuita de roteiros oferecida pela Secretaria de Cultura e coordenada por Marcos Otero, o filme aborda a história de um escritor francês, Gauthier Tissot que, após a morte da esposa, não encontra inspiração para escrever. Decide então fazer uma viagem de trem e acaba conhecendo a jovem Nathalie, com quem se identifica pelos conflitos internos, e ambos escrevem uma nova página em suas vidas.

A autoria é dos alunos Lilian Leticia Rodrigues Marques, Sérgio Eduardo Del Corso e Robson Fernandes de Souza. No elenco estão Santo Veiga (que participou do curta "A Estrutura da Bolha de Sabão" e já contabiliza vários curtas e longas no cinema nacional) e a atriz Erika Domingos, que mora em Indaiatuba e que está também no elenco de "Memórias de Papel", de Paulo Evans. Parte das filmagens aconteceu na estação ferroviária de Indaiatuba, com tomadas de cena também em Mairinque e Campinas.

Marcos Otero atua na área independente há 17 anos e já realizou mais de 40 filmes entre curtas, documentários  e o longa-metragem “Catarina – A Lenda da Loira do Banheiro”. A oficina teve carga horária de 30 horas, com conhecimentos teóricos e práticos para a elaboração de um roteiro de filme.

29 de novembro, na Praça Dom Pedro II

9h – Orquestra de Viola Caipira da Secretaria Municipal de Cultura

10h – Peça “O Desejo de Catirina” – Cia. Os Itinerantes

Sinopse: Inspirado na lenda do "Auto do Bumba Meu Boi", o espetáculo mistura em seu enredo drama e comédia, em uma fusão de teatro, dança, música e poesia. Na história, Catirina, grávida, deseja comer a língua do boi mais famoso da fazenda, obrigando Chico, seu marido, a pegar o boi do patrão e o colocando em um dilema. Como é o primeiro filho, Chico satisfaz seu desejo, mas quando descobre o sumiço do boi de estimação, o patrão obriga-o a trazê-lo de volta, promovendo depois grande festa para celebrar seu retorno e o nascimento da criança.
Direção: Gilson César
Elenco: Aládia Cintra, Danyel Simim Mautinho e Vanessa Viotte
Sonoplastia: Isaur Marcos
Classificação: Livre
Duração: 55 minutos

11h – A Velha Arte do Samba

O grupo traz o melhor do bom e velho samba, da seresta, do choro, ressaltando os grandes compositores como Nelson Cavaquinho, Geraldo Pereira, Pixinguinha, Assis Valente, Dorival Caymi, Paulinho da Viola, Elton Medeiros, salvaguardando a simplicidade natural da boa música de raiz.
Serviço
Casarão Pau Preto - Rua Pedro Gonçalves, 477, Jardim Pau Preto

0 comentários: