Virada Cultural Paulista 2014 trará Titãs e Asian Dub Foundation para Indaiatuba

O Governo do Estado de São Paulo deu a largada para a Virada Cultural Paulista de 2014. O governador Geraldo Alckmin confirmou a participação de 28 cidades no evento deste ano, em cerimônia hoje, dia 13, no Palácio dos Bandeirantes, com a presença dos prefeitos e secretários municipais de Cultura. Foi divulgado também o calendário de realização da Virada –  que pela primeira vez ocorrerá em dois fins de semana, 24 e 25 de maio; 31 de maio e 1º de junho – além de revelados os nomes de artistas já confirmados.

"Nosso Estado tem um compromisso com a cultura, que tem um papel de transformação da sociedade que é muito importante. A Virada promove cultura com descentralização, levando-a para onde a população paulista está. E para isso, não há melhores parceiras do que as prefeituras municipais" afirmou o governador Geraldo Alckmin.

No fim de semana de 24 e 25 de maio recebem a Virada Cultural Paulista as cidades de Americana, Araraquara, Barretos, Botucatu, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Piracicaba, São José do Rio Preto, São João da Boa Vista e Sorocaba. Já no fim de semana seguinte, 31 de maio e 1º de junho, a Virada acontece em Araçatuba, Assis, Bauru, Campinas, Diadema, Ilha Solteira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Presidente Prudente, Registro, Santa Bárbara do Oeste, Santos, São Carlos e São José dos Campos.

Com a divisão do evento em dois fins de semana, a população paulista ganha a oportunidade de acompanhar a Virada em cidades diferentes, escolhendo a programação que mais lhe agrada em cada fim de semana. Além disso, a mudança atende à necessidade de criar uma alternativa para cidades que realizam grandes festas locais na mesma época da Virada. Outra grande vantagem é que a Secretaria de Estado da Cultura poderá escalar os artistas mais consagrados e requisitados pelo público para fazer até quatro shows em cidades diferentes.

É o caso da banda Titãs, por exemplo, que se apresentará em Botucatu, Indaiatuba, Mogi Mirim e São Carlos. A Virada também conseguiu reunir dois ex-titãs – Nando Reis com participação especial de Arnaldo Antunes – para um show que acontece em Diadema. O rock nacional terá, ainda, as participações de Lobão (com o show Lobão Elétrico Lino, Sexy & Brutal), Arnaldo Antunes(solo), Ultraje a Rigor, Ira! e Raimundos. Da influência e hip hop, vem Gabriel O Pensador, enquanto o manguebeat pernambucano marca presença com a Nação Zumbi. Já Otto faz dois shows diferentes: do seu disco mais recente, The Moon 1111 e do projeto Otto canta Martinho, com repertório de Martinho da Vila.

O rol dos artistas já confirmados inclui ainda nomes consagrados da MPB, como Gal Costa, com o consagrado show Recanto, Geraldo Azevedo, Almir Sater, Guilherme Arantes, João Bosco eBaby do Brasil, além de Wanderléa representando a Jovem Guarda. O ídolo Tim Maia será homenageado em tributo que reúne a Banda Black Rio, Ed Motta e Paula Lima. Da nova geração da música brasileira, a Virada confirma a participação de Emicida, Criolo, Tulipa Ruiz, Céu, B Negão e os Seletores de Frequência, Farofa Carioca e Pollo.

A Virada também já garantiu a participação de bandas internacionais no evento. O jazzista americano John Pizzarelli – que já gravou dois discos dedicados à música brasileira – se apresenta em Americana. Da Inglaterra, a banda Asian Dub Foundation promete agitar o público de Araçatuba, Indaiatuba e Campinas com sua mistura eletrônica de rapcore, dub, dance e raggae. Já a banda alemã Tusq, cujas influências mesclam folk, rock e indie, se apresenta em Botucatu, Jundiaí, Mogi Mirim e Santa Bárbara D’Oeste.

ATRAÇÕES CONFIRMADAS

1º FIM DE SEMANA: 24 e 25 de Maio

Americana – Criolo e J. Pizzarelli (EUA)
Araraquara – Otto (The Moon 1111) e Gal Costa
Barretos – Lobão e Emicida
Botucatu – Titãs e Geraldo Azevedo
Caraguatatuba – Gabriel o Pensador e Wanderléa
Franca – Almir Sater e Lobão
Indaiatuba – Asian Dub Foundation (Inglaterra) e Titãs
Jundiaí – Emicida e Ultraje a Rigor
Marília – Geraldo Azevedo e Raimundos
Mogi das Cruzes –Guilherme Arantes
Piracicaba – Guilherme Arantes e Nação Zumbi
São João da Boa Vista – Ultraje a Rigor e Arnaldo Antunes
São José do Rio Preto – Gal Costa e Otto (The Moon 1111)
Sorocaba – Arnaldo Antunes e Criolo

2ª FIM DE SEMANA: 31 de Maio e 1º de Junho

Araçatuba – Criolo e Asian Dub Foundation (Inglaterra)
Assis – Moraes Moreira (Acabou Chorare) e Tulipa Ruiz
Bauru – IRA! e Almir Sater
Campinas – Asian Dub Foundation (Inglaterra) e Baby do Brasil
Diadema – Gabriel O Pensador e Nando Reis com participação de Arnaldo Antunes
Ilha Solteira – (em confirmação)
Mogi Mirim – Titãs e B Negão e os Seletores de Frequência
Mogi Guaçu – João Bosco e Céu
Presidente Prudente – Farofa Carioca e Raimundos
Registro – Ultraje a Rigor e Otto (Otto canta Martinho da Vila)
Santa Bárbara D’Oeste – Almir Sater e IRA!
Santos – Ultraje a Rigor e Tributo a Tim Maia (Banda Black Rio, Ed Motta e Paula Lima)
São Carlos – Baby do Brasil e Titãs
São José dos Campos – Otto (Otto canta Martinho da Vila) e Pollo

0 comentários: