Prefeito de Holambra assume Conselho de Desenvolvimento da RMC

O Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas) tem novo presidente, o prefeito de Holambra, Fernando de Godoy, que assume no lugar do prefeito de Vinhedo, Milton Serafim. A vice-presidente é a prefeita de Sumaré, Cristina Carrara. A eleição foi realizada terça-feira, dia 18, em Holambra, durante a 146ª reunião dos membros do Conselho.

Como de costume na RMC, a escolha do prefeito que ficará à frente do Conselho de Desenvolvimento contou com prefeitos e representantes do Estado. No mesmo encontro foram eleitos os quatro novos membros do Conselho Fiscal do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas), o prefeito de Pedreira, Carlos Polo; de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia; de Santo Antonio de Posse, Maurício Comisso; e do Governo do Estado, Carlos Rossetti.

Na pauta da reunião também estavam discussões e levantamento de propostas de ações sobre a estiagem na região, que terá a participação de representante do Comitê do PCJ (Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), e do presidente do Consórcio do PCJ, o prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB). Foi sugerido que os prefeitos fizessem uma reunião com representantes do PCJ e Aneel (Agência Nacional de energia Elétrica) para discutirem o assunto.

Reinaldo Nogueira alertou aos demais membros do Conselho de Desenvolvimento da RMC sobre a importância de todos se organizarem em suas cidades e estudar formas para enfrentar longos períodos de estiagem, como agora está acontecendo.

Nogueira salientou que os municípios devem urgentemente começar a formatar projetos para construção de barragens, onde já tem o provimento de córregos, rios, entre outros.

O alerta vem de encontro com a experiência de Indaiatuba na construção da barragem do rio Capivari-Mirim, em que o mais demorado é o licenciamento ambiental. “Este é o momento oportuno para que todos possam pleitear verbas tanto do Governo Federal como Estadual, para isso é necessário ter em mãos projetos definidos para a construção de barragens e afins”, ressaltou o prefeito de Indaiatuba.

Será marcada uma reunião entre prefeitos da RMC, Consórcio PCJ, Aneel e outras instituições que possam se interessar, para a discussão da longa estiagem, a outorga do Cantareira e soluções que possam ser apresentadas para a longa estiagem da RMC. A maior preocupação é com o período de seca entre o inverno e a primavera.

Durante o encontro também foi feito um balanço das atividades de 2013, e a apreciação e deliberação sobre propostas de aplicação de recursos do Fundocamp na realização do 8º Fórum de Educação 2014.

O Secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, agendou uma reunião dos prefeitos da RMC com o secretário de Estado da Saúde para o dia 13 de março, às 11h, na Secretaria de Saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Indaiatuba

0 comentários: