Prefeito assina convênio com CEF para construção de Elevado

O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) assinou quarta-feira, dia 19, em seu Gabinete, um convênio com a Caixa Econômica Federal para o financiamento de R$ 6,7 milhões que serão utilizados na construção do primeiro elevado urbano de Indaiatuba. O elevado será construído na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé (Marginal Direita) sobre a avenida Manoel Ruz Perez, no Jardim Hubert. Com a contrapartida da Prefeitura, a obra receberá um investimento total em torno de R$ 7,1 milhões, incluindo o recapeamento das vias do entorno e drenagem e contenção do córrego Barnabé no trecho.

Segundo o prefeito, o financiamento faz parte do Programa Pró-Transporte, do Governo Federal, e o município terá um ano para iniciar a obra, com prazo de 18 meses para a conclusão.

Reinaldo Nogueira explicou que a proposta do elevado é facilitar o fluxo de veículos na confluência das avenidas Fábio Roberto Barnabé e Ruz Perez, eliminando o semáforo. “A cidade está crescendo para aquele lado e o volume de veículos é cada vez maior. A via também será acesso às novas moradias populares do Projeto Minha Casa Minha Vida, que construirá três mil casas e apartamentos no município (Campo Bonito)”, justifica.

A assinatura foi feita nas presenças do gerente regional da Caixa, Mário Tonon; do supervisor Wagner Matssubara; do gerente de Governo, Carlos Sales, e do gerente de filial, Celso Eduardo Nucci. O secretário de Urbanismo e do Meio Ambiente, José Carlos Selone, e o secretário de Comunicação, Odair Gonçalves, também participaram do encontro.

PROJETO

Conforme projeto elaborado pela Secretaria de Obras e Vias Públicas, o elevado terá duas faixas de rolamento posicionadas à esquerda da Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, com passagem livre para quem segue no sentido da avenida Ário Barnabé, no Jardim Morada do Sol. As outras duas faixas de rolamento paralelas ao elevado darão acesso, à esquerda, ao retorno para a Marginal Esquerda do Parque ou à rua Soldado João Carlos de Oliveira Jr. e, à direita, à avenida Manoel Ruz Perez, à rua Laura Tachinardi Maria Netto ou à rua João Giaquinito, nos jardins Colonial e Hubert.

O viaduto terá 385,70 metros de extensão, entre acesso e elevado, e será construído utilizando o sistema de terra armada, que não deixa vãos nas laterais da pista. A pavimentação englobará uma área de 2.291,04 m², mais 507,37 m² do acesso. O trecho de terra armada será de 1.428 m², com uma super estrutura aérea de 355,67 m².

A área total de recape será de 27.857,3 m², dividida em quatro trechos, sendo o primeiro de 13.466,77 m², na rua Soldado João Carlos de Oliveira Junior; o segundo de 3.962,50 m² na rua João Giaquinto; o terceiro de 5.370,08 m² na avenida Fábio Roberto Barnabé, e o quarto trecho, de 5.057,95 m², também na avenida engenheiro Fábio Roberto Barnabé.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Indaiatuba

0 comentários: