Escritor e jornalista ituano lança livro no Paraguai

O jornalista e escritor ituano, membro da Academia Ituana de Letras (ACADIL), Paulo Stucchi, está lançando sua primeira obra no exterior. Trata-se do romance Menina / Mitacuña, que agora está disponível para os leitores paraguaios, em espanhol.

Com o título de Niña / Mitacuña, o livro será comercializado inicialmente nas livrarias de Assunção e San Lorenzo (Grande Assunção). Ainda há lançamentos previstos para Pedro Juan Caballero e Ponta Porã.

A história, que se passa em solo paraguaio durante a Guerra da Tríplice Aliança, conta o drama de um soldado negro brasileiro, desertor das tropas imperiais, e de uma menina guarani, que, em busca de esperança, cruzam o interior devastado do país rumo a Assunção.

Tema ainda controverso, a Guerra da Tríplice Aliança (ou Guerra do Paraguai no Brasil, e Grande Guerra no Paraguai) uniu Brasil, Argentina e Uruguai contra o vizinho Paraguai de Solano López. O resultado foi a morte de quase toda a população masculina paraguaia.

O conflito também foi palco de alguns dos episódios mais sangrentos da América do Sul, como a Batalha de Acosta Ñu, na qual 3.500 crianças paraguaias, travestidas de soldados, foram mortas pelas tropas brasileiras, e os crimes de guerra cometidos em Piribebuy.

Quem quiser saber mais sobre Menina / Mitacuña, pode acompanhar a página oficial do livro no Facebook (www.facebook.com/menina.mitacuna), e o blog www.menina.mitacuna.blogspot.com.br. No Brasil, a obra encontra-se em sua segunda edição, publicada pela Editora Schoba, e à venda pelo valor de R$ 35,90.

0 comentários: