Calor intenso provoca 40% de aumento no consumo de água em Indaiatuba

Devido ao calor intenso, o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) está registrando, nos últimos dias, um aumento de 40% no consumo de água. Nessas condições, o sistema de produção não consegue repor na mesma velocidade o volume de água que é consumido, o que provoca desabastecimentos em alguns bairros da cidade, principalmente nos localizados nas áreas mais altas.

Durante a madrugada, na maior parte desses bairros, o nível dos reservatórios é recuperado, e o abastecimento normalizado. O Saae continua mantendo a captação, o tratamento e a distribuição de água, apesar do volume dos rios que abastecem Indaiatuba estarem com suas vazões reduzidas.

Se não chover nos próximos dias, a situação pode ficar crítica. Por essa razão, toda economia de água é muito importante. Em uma situação de emergência, a Lei 2.187, de 29 de novembro de 1985, permite notificar aqueles que desperdiçam água, e até penalizá-los, caso insistam no desperdício.

Algumas dicas que podem ajudar a evitar o racionamento:

· Evite lavar calçadas, carros e quintais.

· Não tome banhos demorados.

· Reutilize a água da máquina de lavar.

· Regule as válvulas da descarga.

· Verifique se há vazamentos em sua casa.

· Não desperdice! Colabore! Economize!

OPINIÃO DO BLOG: Aumento de 40%? Não deveria ser o contrário? Está na hora de se conscientizar e perceber que, SIM, existe uma grande possibilidade de ficarmos sem água. Por isso, sempre que ver alguém lavando a sua calçada com água ou desperdiçando do jeito que for, faça um aviso amigável. Caso a contravenção permaneça, lembre-se: em breve, as multas podem começar. Daí ficará mais fácil “convencer” aqueles que gastam indiscriminadamente. 

0 comentários: