21º Maio Musical - Confira a Programação


Crédito: Divulgação

A Secretaria Municipal de Cultura lançou oficialmente, na última quinta-feira, dia 18, a 21ª edição do Maio Musical. A apresentação aconteceu na Sala Acrísio de Camargo, que recebeu em seguida o show do grupo Mulheres em Acorde. A abertura está marcada para 4 de maio, com show de Ivan Lins. Destaque ainda para as apresentações da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), que englobam o Quinteto de Metais, o Quinteto de Cordas, Quinteto de Sopros e Coro.

“É com grande satisfação que promovemos mais esta edição do Maio Musical em Indaiatuba”, destacou a secretária municipal de Cultura, Erika Hayashi Kikuti. “Sempre nos empenhamos em trazer as melhores atrações, de todos os estilos musicais”, completou, agradecendo a equipe da Secretaria de Cultura e os parceiros da Secretaria de Estado da Cultura.

PROGRAMAÇÃO

Dia 4 de maio, 20h


Ivan Lins

Músico completo e grande compositor conhecido pelos diversos Grammys que recebeu, pelas inúmeras gravações de sua obra pelo mundo, por sua harmonia diferenciada, pelos arranjos refinados e ao mesmo tempo fáceis de gostar. Sendo o artista brasileiro vivo mais gravado no exterior, começou a tocar piano aos dezoito anos e foi muito influenciado pela música que ouviu em sua infância nos Estados Unidos, pelo jazz e Bossa Nova.

O compositor já mostrava nesta época uma construção harmônica diferenciada em sua obra, com rearmonizacões e encadeamentos incomuns na música brasileira, uma das características que faria com que Ivan Lins se tornasse tão respeitado entre músicos do mundo inteiro.

Local: Sala Acrísio de Camargo
Ingressos: convites gratuitos devem ser retirados com antecedência a partir de 29 de abril, na Secretaria de Cultura, mediante a doação de 1 pacote de fralda geriátrica

Dia 5 de maio, 19h


Cristóvão Bastos e os mestres do samba e do choro, com participação especial de Maurício Carrilho

O pianista Cristovão Bastos, que é um dos mais premiados instrumentistas e arranjadores do Brasil, sobretudo no samba e choro, apresentará um repertório que evidencia o piano nesses estilos, fazendo uma homenagem a autores como Pixinguinha, Ary Barroso, Ernesto Nazareth e tocando composições que fez em parceria com Paulinho da Viola e outros mestres contemporâneos.

Local: Sala Acrísio de Camargo
Entrada gratuita

Dia 9 de maio, 20h


Márcia Ávila & Banda em “Brasileiras”

O espetáculo "Brasileiras" é uma coletânea de grandes sucessos da MPB nas vozes de intérpretes como Gal Costa, Elis Regina, Rita Lee, Marisa Monte, Leila Pinheiro, Vanessa da Mata, Ana Carolina, Maria Rita, Marina Lima, Adriana Calcanhoto, Jane Duboc, dentre outras.

Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol
Entrada gratuita

Dia 10 de maio, 20h


Kika Baldasseirine e José Tatangelo em “Vinícius e Parceiros”

Vinícius e Parceiros é um show que mostra o quanto a arte brasileira foi enriquecida com as perfeitas parcerias entre o poeta Vinícius de Moraes e grandes músicos brasileiros. Com Tom Jobim foi declarado seu amor pelas mulheres e pelo Rio de Janeiro e também foi desta parceria que nasceu a brasileiríssima Bossa Nova. Já o chamado afro-samba surgiu da parceria com Baden Powell.

Carlos Lira, Pixinguinha e Chico Buarque também tiveram casamentos perfeitos com o poetinha e o último grande parceiro, com quem dividiu seus últimos anos de vida, foi Toquinho. Durante 90 minutos, o público experimenta emoções na voz de Kika Baldasseirine e no violão de José Tatangelo.

Local: Sala Acrísio de Camargo
Entrada gratuita

Dia 11 de maio, 20h


Funk como Le Gusta em “A Cura pelo Som”

Desde o final dos anos 90, o Funk Como Le Gusta vem mostrando seu singular trabalho musical, mixando samba, soul e música latina, sempre revalorizando a Black music brasileira. O FCLG se tornou notório por tocar funks clássicos de trilhas de filmes e promover inesquecíveis jam sessions, utilizando formação de big band, protagonizando e influenciando artistas contemporâneos nesse estilo.

A direção musical do novo álbum é assinada pelo próprio grupo com produção artística do integrante Emerson Villani. No repertório de inéditas, experimentações e composições dos últimos cinco anos de carreira, incluindo instrumentais como La Vida Irá e as cantadas Muchacha Fantástica e Sem Amor.

Local: Sala Acrísio de Camargo
Ingressos: convites gratuitos devem ser retirados com antecedência a partir de 29 de abril, na Secretaria de Cultura, mediante a doação de 1 lata de leite em pó

Dia 12 de maio, 10h30


Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí

Em funcionamento desde 1992, surgiu a partir de um processo de semi-profissionalização. Até o ano de 1996, era a única oportunidade de alunos de níveis avançados interagirem com músicos já profissionais, em apresentações oficiais, propiciando uma troca de experiências entre seus componentes. Uma característica importante da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí é seu esforço em formar novas plateias por meio de concertos didáticos.

Ao longo dos últimos anos, a banda vem realizando ações didáticas com objetivos de educar e envolver crianças e adolescentes no universo da música erudita. Nesse sentido, destacam-se projetos especiais como “Guia para Banda”, “Villa-Lobos encontra Guarnieri”, “A Vinda da Família Real ao Brasil” e “MomoPrecoce”. A regência será de Dario Sotelo.

Local: ao lado da Concha Acústica do Parque Ecológico. Se o tempo estiver chuvoso, a apresentação será transferida para a Sala Acrísio de Camargo, no mesmo horário
Entrada gratuita

Dia 12 de maio, 19h


Bia Packer com “Love”

Bia Packer, cantora e compositora, está desde seus 14 anos atuando na área musical.  Seu foco, desde o início da carreira, são as músicas em inglês, predominantes também em suas composições. Em fevereiro de 2013, Bia ganhou o American Idol Experience nos Estados Unidos e montou um show que traz músicas de Adele, Amy Winehouse, Maroon5 e Norah Jones.

Local: Sala Acrísio de Camargo
Entrada gratuita

Dia 16 de maio, 20h


Magali Claudino e Sérgio Carotti interpretam Temas de Amor com o Coral e Orquestra KMS

O Coral e Orquestra KMS foi fundado pelo trompetista Manoel Santos, que trabalha há 40 anos em bandas na TV. Os cantores Magali Claudino e Sérgio Carotti interpretarão os mais belos temas de amor dos últimos tempos, desde Elvis a Tom Jobim, sem esquecer Roberto Carlos e os grandes musicais.

Local: Sala Acrísio de Camargo
Entrada gratuita

Dia 17 de maio, 20h


“Releituras da Bossa ao Jazz, com Lincoln Soares (piano), Israel Castro (bateria) e Felipe Fidelis (baixo)

O Lincoln´s Jazz Trio surgiu em 2012, criado pelo pianista e compositor Lincoln Soares. O principal foco do trio está no resgate e na renovação da música brasileira, passando pelo pop com forte influência no jazz. O trio faz releituras de grandes nomes do jazz, Bossa Nova e música pop, passando por Tom Jobim, Ivan Lins, Djavan, Beatles, Chico Buarque, Elton John, ChickCorea, Gershwin, entre outros.

Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol
Entrada gratuita

Dia 17 de maio, 20h


Concerto do Quinteto de Metais da Osesp – Projeto Osesp Itinerante

O projeto leva ao público uma série de atividades musicais e educacionais inteiramente gratuitas, que incluem oficinas de instrumentos tanto para alunos de música como para interessados em geral, ministradas pelos próprios instrumentistas da orquestra; cursos de apreciação musical com professores especializados e diversos concertos de música de câmara e coral.

A ideia é que os profissionais da Osesp fiquem instalados por dois ou três dias em cada cidade em uma espécie de imersão musical com a proposta de estender ao público do interior do Estado as diversas atividades realizadas pela Osesp em sua sede, a Sala São Paulo.

Local: Sala Acrísio de Camargo
Entrada gratuita

Dia 18 de maio, 18h


Concerto do Quinteto de Cordas da Osesp – Projeto Osesp Itinerante

Local: Sala Acrísio de Camargo
Entrada gratuita

Dia 18 de maio, 19h30


Concerto do Coro da Osesp – Projeto Osesp Itinerante

Local: Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária
Entrada gratuita

Dia 18 de maio, 20h30


Balaio Bento

A banda Balaio Bento é um grande experimento sonoro da região e completou 10 anos em dezembro de 2012, conquistando cada vez mais espaço em eventos de grande porte, salientando sempre a força da música brasileira com seus diversos ritmos e influências. A direção musical é de Erick Santana.

Local: Sala Acrísio de Camargo
Entrada gratuita

Dia 19 de maio, 20h


Concerto do Quinteto de Sopros da Osesp – Projeto Osesp Itinerante

Local: Sala Acrísio de Camargo
Entrada gratuita

Dia 23 de maio, 20h


Atacama

O grupo Atacama iniciou seu projeto musical em 2012, sendo que todos os integrantes já tocaram juntos bem antes disso em outros trabalhos musicais. Com repertório de variados estilos, traz a magia das flautas andinas e violões ciganos, tocando os clássicos da música latina de nomes como Gipsy Kings, Maná, Santana, até música regional brasileira.

Fazem parte do grupo integrantes do Raíces de América, que até hoje é considerado o ícone da música latino-americana no Brasil na década de 80. Músicos: Oscar Segóvia, Gilton Foschiani, Maurício Martins Moreira (NAU), Paulo Bortoloto, Adilson Fernandes e Chico Pedro.

Local: Sala Acrísio de Camargo
Entrada gratuita

Dia 24 de maio, 20h


Concerto do Coral de Campinas, com Música Sacra do Período Colonial Brasileiro

O Coral Campinas foi fundado em 1984. Desde sua fundação, é formado pelos mais variados membros da sociedade de Campinas, tendo como principal objetivo divulgar o Repertório Coral. Ao longo de seus 29 anos o Co.Ca se apresentou por diversas cidades destacando sua atuação junto a Orquestra Sinfônica de Campinas, onde participou da montagem de várias óperas.

Durante esse tempo foi regido por diversos maestros, entre eles Eduardo Ostegren e Carlos Fiorini. A formação atual, sob a Regência de Rafael Garbuio, faz um trabalho especializado em Música Sacra e tem-se apresentado em diversos locais da cidade de Campinas e região.

Local: Sala Acrísio de Camargo
Entrada gratuita

Dia 24 de maio, 20h


Íris Bassi em “Uma Noite na Broadway”

O espetáculo traz a atmosfera lúdica e emocionante dos musicais mais conhecidos da Broadway, com um repertório incluindo Os Miseráveis, O Rei Leão, O Fantasma da Ópera, A Bela e a Fera, entre outros. Com Iris Bassi no vocal, Jorge De Godoy no piano e Jéssica Aline no baixo acústico.

Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol
Entrada gratuita

Dia 25 de maio, 20h


Concerto da Orquestra de Indaiatuba

A Orquestra foi criada no início de 2004 por iniciativa da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura. Desde sua criação, tem possibilitado a muitos jovens instrumentistas da cidade a oportunidade de se desenvolverem técnica e musicalmente, oferecendo aulas gratuitas de violino, viola e violoncelo e também permitindo sua participação nos ensaios e apresentações do grupo. Atualmente, é formada por 16 instrumentistas que são dirigidos pelo maestro Paulo de Paula.

Local: Câmara Municipal de Indaiatuba
Entrada gratuita

SERVIÇO


Câmara Municipal de Indaiatuba - Rua Humaitá, 1.167 (Centro)

Concha Acústica do Parque Ecológico - Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, s/n° (Vila Areal)

Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária - Rua Padre Vicente Rizzo, 694 (Centro)

Novo Centro Cultural Jardim Morada do Sol - Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 5.924 (Jardim Morada do Sol)

Sala Acrísio de Camargo – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3.665 (Jardim Regina)

Secretaria Municipal de Cultura - Praça Dom Pedro II, s/nº (Centro)

0 comentários: