11º Festival de Filmes Italianos do Topázio Cinemas

Mantendo a tradição, o Topázio Cinemas de Indaiatuba promovem no mês de setembro a 11ª edição do Festival de Filmes Italianos, em parceria com a Sociedade Ítalo-Brasileira de Indaiatuba. O ingresso para cada filme deve ser trocado por um quilo de alimento não perecível, que será doado para a Associação Beneficente Irmã Dulce e para o Instituto de Reabilitação e Prevenção em Saúde Indaiá.

A noite de encerramento do Festival contará com show do músico Lino Italianíssimo, que interpretará algumas das mais belas canções italianas. Haverá ainda sorteio de brindes antes de todas as sessões. Confira a programação:

  • Dia 1º – Ladrões de Bicicletas (Ladri di Biciclette, 1948)

Há dois anos desempregado e à beira do desespero, um pai pede a ajuda do filho para procurarem juntos, nos labirintos das ruas de Roma, sua bicicleta roubada, seu único meio de trabalho e convivência. Uma história tocante, um documento histórico, um balanço social e um grande clássico do Cinema Italiano. Oscar de Melhor Filme Estrangeiro

Gênero: Drama
Direção: Vittorio De Sica
Elenco: Lamberto Maggiorani, Enzo Staiola e Lianella Carell
Classificação: Livre

  • Dia 8 – Vincere (2009)

Ida Dalser (Giovanna Mezzogiorno) conheceu Benito Mussolini (Filippo Timi) quando ele era apenas um militante socialista radical. Fascinada por ele, resolve se desfazer de suas posses para ajudá-lo no jornal Il Poppolo d'Italia e na criação do Partido Fascista. Eles têm um filho, mas com a chegada da 1ª Guerra Mundial, Mussolini se alista no exército e desaparece. Ida apenas o reencontra no leito do hospital, onde ele está ao lado de sua nova esposa, Rachele (Michela Cescon).

Gênero: Drama
Direção: Marco Bellochio
Elenco: Giovanna Mezzogiorno, Filippo Timi, Michela Cescon
Classificação: 14 anos

  • Dia 15 – O Primeiro que Disse (Mine Vaganti, 2011)

Tommaso (Riccardo Scamarcio) pertence a tradicional família Cantone, proprietária de uma fábrica de massas no sul de Itália. Ele veio de Roma, onde almeja uma carreira de escritor, para uma reunião com todos. Seu irmão será anunciado como eleito para tocar os negócios da empresa e ele pretende aproveitar a ocasião para contar a todos sobre sua homossexualidade. Só que ele não contava que seu irmão Antônio (Alessando Preziosi) tomaria a dianteira comunicando aos familiares que também é gay, obrigando Tommaso a esconder sua revelação e ainda assumir a fábrica, tendo em vista que todos ficaram chocados e seu pai (Ennio Fantastichini) mais ainda. Tommaso está sem saída, mas sua turma resolve fazer uma visita surpresa e agora tudo pode acontecer.

Genero: Comédia dramática
Direção: Ferzan Ozpetek
Elenco: Ricardo Scamarcio, Nicole Grimaudo, Alessandro Preziosi
Classificação: 12 anos

  • Dia 20 – Viagem Proibida (Il Viaggio, 1974)

O último filme do diretor Vittorio de Sica, produzido em 1974 e estrelado por Sophia Loren e Richard Burton, é um romance ambientado na Sicília em uma época em que os jovens se casavam por determinação dos pais. A paixão de dois irmãos pela mesma mulher resulta em um triângulo amoroso com um final surpreendente.

Gênero: Drama
Direção: Vittorio De Sica
Elenco: Sofhia Loren, Richard Burton e Annabella Incontrera
Classificação: 14 anos

SERVIÇO

11º Festival de Filmes Italianos

Local: Topázio Cinemas do Jaraguá Indaiatuba (Rua 15 de Novembro 1.200 – Centro)
Datas: 1º, 8, 15 e 20 de setembro
Horários: 15h e 19h30
Ingressos: um quilo de alimento não perecível

0 comentários: