O Melhor e o Pior de 2010

O ano de 2010 se foi e como de costume, renovamos nossos votos e planos para o Ano Novo. Pois bem, 2011 já é uma realidade e fomos ouvir alguns blogueiros de Indaiatuba para saber o que cada um deles classifica como o melhor e o pior do ano que passou e, principalmente, o que esperam do ano que chegou.

Boanerges Gonçalves
Blog: Sociais, Culturais e Etc
Endereço: www.sociaisculturaisetc.blogspot.com

O Melhor de 2010
Para mim, foi poder participar da primeira passeata gay de Indaiatuba. Ver ao vivo o show do cantor espanhol Alejandro Sanz, junto com a nossa Ivete Sangalo, também foi maravilhoso. Assim como poder ver Paul McCartney no Brasil.

O Pior de 2010
A tentativa de reinauguração da Golden Street Bar, em Campinas, uma casa que já era de quinta categoria, e que após o evento caiu para a sexta categoria, com o péssimo tratamento oferecido ao público presente. Repudio também os ataques homofóbicos em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O Que Esperar de 2011?
Que empresários e cidadãos tenham mais respeito com a imprensa, e também que a imprensa tenha mais ética e saiba se comportar em público. Espero também que o projeto contra homofobia seja aprovado logo.

Eliana Belo Silva
Blog: História de Indaiatuba
Endereço: www.historiadeindaiatuba.blogspot.com

O Melhor de 2010
Sem dúvida nenhuma, o melhor para o nosso município foi a inauguração e consequente operação da Estação de Tratamento Mário Araldo Candello que, conforme divulgado, promete tratar 100% do esgoto doméstico urbano de Indaiatuba. A obra é tudo de bom, desde a justa homenagem ao saudoso ex-prefeito que lhe é patrono, até a abrangência da sua capacidade de operação.

Esta obra traz a esperança, mesmo que ainda remota, da despoluição da Bacia do Rio Jundiaí em um futuro não muito distante (tomara!). Faltam ainda os efluentes industriais e o esgoto de parte da zona rural. Mas com o esforço dos nossos governantes, com o comprometimento dos valorosos funcionários e técnicos do SAAE, e com a supervisão constante da Promotoria Pública, espero que essas pendências sejam resolvidas o mais rápido possível.

O Pior de 2010
Foi o clima instalado na ocasião da greve dos servidores públicos. A capacidade de articulação e resistência dos funcionários públicos, que nunca se organizaram com tamanha grandeza, surpreendeu a população e mais ainda o Poder Executivo, personalizado no prefeito Reinaldo Nogueira Lopes Cruz. Faltou percepção por parte do empregador e de seus assessores para abrir o diálogo antes que o confronto, que foi pacífico, tomasse a proporção que tomou, a ponto do Padre Xico precisar interferir.

Pareceu uma dramatização de mau gosto do século XIX, onde os exageros dos 'coronéis' precisavam ser contidos pelos padres. Não precisava chegar a tal ponto e a pergunta feita insistentemente pela imprensa não foi respondida: porque o diálogo não foi aberto antes?

O que Esperar de 2011?
Eu gosto muito do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc) por causa de sua história, da forma como foi construído pela gestão benemérita de D. Leonor de Barros Camargo. Ela, com a autorização do marido Augusto, que estava doente na época da construção, investiu grande parte da fortuna do casal na construção dessa obra maravilhosa, feita com tudo o que era de melhor na época, desde o projeto, acabamento, decoração, ajardinamento, técnicas e aparelhos hospitalares. Pensem na grandeza e desprendimento desse ato!

Como se não bastasse, D. Leonor articulou requisitos regulatórios para que o Haoc fosse mantido após sua morte. Para isso, entre outras ações, comprou a famosa Vila Itororó, em São Paulo, para que os aluguéis das mais de 50 casas do complexo revertessem em renda para o funcionamento do hospital, que atendia aos indaiatubanos gratuitamente.

Espero que em 2011 esta história entre em um capítulo de glória e saia definitivamente das tristes manchetes dos jornais. Tenho acompanhado os esforços do Secretário da Saúde, Dr. José Roberto Destefenni, e sua equipe, bem como os esforços do Dr. Edmir Deberaldini e toda equipe do Haoc, para que os problemas - muitas vezes recorrentes - deixem de existir.

Espero que todos juntos, com o comprometimento de funcionários e prestadores de serviço (médicos), consigam honrar os desejos de D. Leonor: o de cuidar dos indaiatubanos em momentos de doença e dor com técnica, rapidez, dignidade e o acolhimento que todos merecem.

kleberpatricio

Kleber Patrício
Blog: Kleber Patrício Online
Endereço: www.kleberpatricio.blogspot.com

O Melhor de 2010
Um desejo, que acalentava há três anos, ter sido realizado muito além das minhas expectativas. Amar (e ser amado de volta, claro) é a coisa mais importante que existe.

O Pior de 2010
A maioria nas duas casas do Congresso obtida pela presidente eleita Dilma Roussef (PT). Venezuela aqui, não!

O que Esperar de 2011?
Que o povo brasileiro saia desse torpor e não aceite passivamente voluntarismo, arbitrariedades e limitações à liberdade de pensar e se expressar.

helenguimaraes

Helen Guimarães
Blog: Programa Por Aí
Endereço: www.programaporai.blogspot.com

O Melhor de 2010
A atuação das polícias estadual e federal no Rio de Janeiro, em conjunto com o Exército, em um esforço para pacificar a Vila Cruzeiro e o Complexo do Alemão.

O Pior de 2010
Tantas catástrofes pelo mundo: terremos, cidades alagadas, tsunamis...

O que Esperar de 2011?
A diminuição da violência não apenas no Rio de Janeiro, mas em todo o mundo. Espero também maior conscientização de todos nós com relação ao meio ambiente. Bem, creio que seja Por Aí!

christiano

Thiago Neves Medeiros, o Christiano
Blog: Bruno di Marco & Christiano
Endereço: www.brunodimarcoechristiano.blogspot.com

O Melhor de 2010
Poderia citar dois acontecimentos que, na minha opinião, foram espetaculares! Primeiramente, na parte política não poderíamos deixar passar em branco os expressivos 1,350 milhão de votos conquistados pelo candidato Francisco Everardo Oliveira Silva, mais conhecido como 'Tiririca', que fez uma campanha baseada unicamente na veiculação de seu debochado bordão 'Pior que tá não fica' e virou um fenômeno no YouTube. Achei fenomenal!

Destaco também a cena da fuga dos traficantes do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, provando um pouco do seu próprio veneno, se sentindo incapaz de lutar contra uma força maior. Creio que era exatamente assim que os moradores do morro sempre se sentiram por lá.

O Pior de 2010
São vários exemplos, mas não vou ficar remoendo o passado e citarei, de novo, mais dois exemplos recentes do meio político. Primeiro, para mostrar como o nosso querido povo brasileiro realmente não tem memória – o que nos torna motivo de chacota para nossos ilustríssimos representantes da República – foi o anúncio de Antonio Palocci como ministro da Casa Civil. Achei uma profunda falta de respeito para com o povo brasileiro.

Mas não tem como exigir muita coisa: já reelegemos Fernando Collor, ACM e por aí vai. Nada foi feito, então nos basta aceitar. Assim como aceitamos o meu segundo exemplo: o aumento de mais de 60% que nossos parlamentares brasileiros se deram na calada da noite no Congresso. Por estas e por outras, mais uma vez podíamos invocar o movimento dos 'Cara-Pintadas', para ver se acabamos com esta palhaçada!

O que Esperar de 2011?
Não gosto de ficar desejando as coisas, para ser bem sincero. Creio que cada uma deve correr atrás de seus objetivos, pois ninguém faz isso pela gente. Também não serei como participante de concurso de Miss que deseja a Paz Mundial. O que gostaria mesmo é de ver uma mudança na atitude do povo brasileiro em relação à política, de não aceitar o que nos é imposto, de esperar por medidas do nosso governo.

Assim como foi no Morro do Alemão, vamos fazer acontecer, não mais esperar para que cada problema que surja, consigamos uma Copa do Mundo ou uma Olimpíada, até porque não é sempre que a sorte sorri pra gente!

Deborah Gomes
Blog: Império Feminino
Endereço: www.imperiofeminino.com.br

O Melhor de 2010
Ver meu blog crescer a cada dia, encontrar as leitoras pela cidade e receber carinho de todas. Além de assistir a vários shows ótimos, como Coldplay, Sandy e Exalsamba (sou uma pessoa eclética). Ah, e claro, ter conhecido TANTA gente bacana através do blog. Fiz muitas boas amizades.

O Pior de 2010
Acho que o pior de 2010 foi a inveja alheia. Em todos sentidos.

E também algo que é muito triste e acontece há anos: ver pessoas ao seu redor sofrer, seja por fome, falta de saúde, enfim, seja por qualquer motivo.

O que Esperar de 2011?
Espero sinceramente que as pessoas do mundo inteiro sejam um pouco mais humanas, solidárias, tenham um pouco mais de coração para ajudar o próximo, seja da maneira que for. E que todos possam realizar suas atividades com saúde!

E claro, espero poder trabalhar MUITO mais e ver meu blog crescendo a cada dia. além de conhecer mais pessoas bacanas no decorrer deste ano.

 

OBS: Ainda tem espaço para a SUA opinião! Mande as respostas para fabioalexandre@clickindaia.com.br e compartilhe suas reflexões e planos conosco!

0 comentários: