Outubro Literário - Programação

Ruy Castro é atração do Outubro Literário (Crédito: Divulgação)

Como em Indaiatuba a dança parece uma expressão artística mais reconhecida que as demais, o projeto Outubro Literário não 'mereceu' uma coletiva de imprensa e uma divulgação mais ampla. Mas faremos nossa parte, certo? Por isso, segue a programação completa para que você agende suas participações nos mais diversos eventos programados. A produção e curadoria é de Mônica Kimura e a realização é da Secretaria Municipal de Cultura.

PROGRAMAÇÃO

'Contação' de Histórias para Crianças
A contadora de histórias Paula Negrão atua há 7 anos neste ofício. Resgatar a magia da 'contação' de histórias é sua meta, e fazer com que o público infantil embarque nessa viagem, é seu desafio. Paula vai realizar suas 'contações' infantis em cinco momentos, sempre aos sábados, das 10h às 11h30:
Dia 2 – CRAS do Caminho da Luz
Dia 9 – CRAS da Morada do Sol
Dia 16 – CRAS do Oliveira Camargo
Dia 23 – CRAS do Jardim Brasil
Dia 30 – Galeria das Artes do Centro Cultural Wanderley Peres (Praça Dom Pedro II – Centro)

Vernissage da mostra Vulcões e Baús
Exposição de fotos legendadas por amantes da literatura, moradores de Indaiatuba. Advogados, professores, jornalistas, aposentados e veterinários. Não importa a profissão, mas a paixão pela literatura e a disposição de fazer de suas letras um caminho para a descoberta.
Dia 4, a partir das 19 horas, na Galeria das Artes do Centro Cultural Wanderley Peres
Entrada gratuita
Aberta para visitação até 15 de outubro

Ruy Castro
Ruy Castro é um dos maiores biógrafos brasileiros de todos os tempos. Já contou a história da Bossa Nova em Chega de Saudade (1990), a vida de Nélson Rodrigues em O Anjo Pornográfico (1992), a de Garrincha em Estrela Solitária (1995), e recentemente, a de Carmen Miranda em Carmen (2005). Fora obras de ficção, humor, antologias e traduções.
Dia 6, às 20 horas, no Plenário da Câmara Municipal (Rua Humaitá, 1167 – Centro)

Frankenstein – Teatro Infantil
Adaptação livre da obra clássica de Mary Shelley produzida pela Cia Polichinello de Bonecos, este espetáculo infantil  remete o espectador de todas as idades a refletir sobre o diferente e a intolerância do ser humano para com os incompreendidos.
Dia 15, às 20 horas, no Plenário da Câmara Municipal

Oficina: 'Como Montar seu Blog', com Cláudio Salla
A oficina de blog vai disponibilizar ao participante as principais ferramentas para montar e manter a página na web e dará ainda um panorama do mercado de blog no Brasil. Trata-se de um dos segmentos editoriais que mais crescem no mundo, a ponto de algumas editoras buscarem seus novos autores entre os blogueiros de maior repercussão.
Dia 16, das 14h às 17h, no Centro Cultural Wanderley Peres

Oficina: 'A Arte do Contador de Histórias', com Paula Negrão
Voltado a educadores e/ou interessados em conhecer um pouco mais dessa arte, a oficina apresenta um novo olhar sobre a atividade e transmite o conteúdo específico da formação do contador de histórias, utilizando recursos da criatividade, imaginação, memórias afetivas e elementos para a construção da história. A oficina terá a duração de 6 horas-aula. Serão entregues certificados aos participantes com 75% de frequência.
Dias 18 e 19, das 15h às 17h30, no Centro Cultural Wanderley Peres

Oficina: 'Escrita Total', com Edvaldo Pereira Lima
Um dos mais importantes estudiosos do Jornalismo Literário no Brasil, Edvaldo tem ministrado esta oficina há muitos anos a públicos diferenciados, mas com um objetivo comum: descobrir o potencial criativo para a escrita. A oficina terá a duração de 8 horas-aula. Serão entregues certificados aos participantes com 75% de frequência
Dias 18 e 19, das 18h30 às 22h, no Plenarinho da Câmara Municipal

'Uma Noite com Drummond', com Paula Negrão
Carlos Drummond de Andrade inspirou a contadora de histórias a desenvolver um momento de 'contação' específico para adultos. Os apaixonados pela arte do poeta mineiro serão brindados com uma noite emocionante.
Dia 20, às 20 horas, no Plenarinho da Câmara Municipal

'A Hora da Estrela', com o Grupo de Ninguém, de Jundiaí
Baseado no livro de Clarice Lispector, a peça conta a história da datilógrafa alagoana Macabéa, que migra para o Rio de Janeiro, tendo sua rotina narrada por um escritor fictício chamado Rodrigo S.M. O livro possui duas temáticas: é uma obra sobre a vida de uma retirante na cidade grande, mas também uma reflexão sobre o papel do escritor na sociedade moderna.
Dia 22, às 20 horas, no Plenário da Câmara Municipal

Sarau Literário: À Noite às Letras
Com a participação de atores de Indaiatuba lendo e interpretando trechos de obras clássicas e contemporâneas.
Dia 23, às 20 horas, na Galeria de Artes do Centro Cultural Wanderley Peres

Oficina: 'Hai Kai', com Sílvia Rocha
O Hai Kai é um poema originário do Japão, e é caracterizado pela síntese. Quem primeiro introduziu o hai-kai no Brasil foi Guilherme de Almeida, que definia essa forma como 'uma anotação poética e sincera de um momento de elite'. Já  mais recentemente, Paulo Leminski acrescentou novos matizes ao hai-kai. Sílvia vai oferecer ao amante da poesia em geral, uma iniciação a estes pequenos, mas poderosos poemas.  A oficina terá a duração de 8 horas-aula. Serão entregues certificados ao participante com pelo menos 75% de frequência
Dias 26 e 27, das 18h30 às 22h, no Plenarinho da Câmara Municipal

Toda a programação é gratuita e as inscrições para as oficinas devem ser feitas pelos telefones (19) 3825-2056, 3825-2057 ou diretamente na Secretaria da Cultura (Praça Dom Pedro II – Centro).

0 comentários: