10º Festival de Filmes Italianos

Como já se tornou tradição, os Cinemas Multiplex Topázio e a Sociedade Ítalo-Brasileira de Indaiatuba promovem no mês de setembro mais uma edição do Festival de Filmes Italianos. Ao longo do mês, quatro filmes serão exibidos com ingressos que devem ser trocados por um quilo de alimento não-perecível, que serão posteriormente doados ao Clube das Mães Solidárias da Morada do Sol e ao Lar de Velhos Emmanuel.

A programação conta com os filmes Don Camillo (Itália/França, 1951), do diretor Julien Duvivier, que será exibido no dia 2 de setembro; Os Palhaços (I Clowns, Itália/França/Alemanha, 1971), de Federico Fellini, no dia 9; Ontem, Hoje e Amanhã (Ieri, Oggi, Domani, Itália/França, 1963), de Vittorio De Sica, no dia 16; e Almoço em Agosto (Pranzo di Ferragosto, Itália, 2008), de Gianni Di Gregorio, no dia 23. Todos os filmes serão exibidos em dois horários, às 15h e 19h30.

Don Camillo, que abre o festival, é uma comédia dirigida por Julien Duvivier com Fernandel e Gino Cervi nos papeis principais. No filme, em um pequeno vilarejo onde a terra é dura e a vida difícil, o padre Don Camillo (Fernandel) e o prefeito Peppone (Gino Cervi) estão sempre brigando pela liderança da comunidade.

Divididos pela política, ambos se admiram muito em segredo, o que rende situações hilárias entre os dois. Quando o prefeito resolve criar a 'A Casa do Povo', Don Camilo briga pela obra da 'Cidade Jardim', destinada aos pobres. Assim, as brigas entre ateus e católicos, ricos e pobres, e muitas outras confusões vão construindo essa deliciosa história baseada em personagens reais. Não perca!

0 comentários: