Artigo - Além do Óbvio

Além do Óbvio: Mídias Sociais gerando Resultados nas Empresas

Por Thoran Rodrigues*

Todo tipo de empresa, de pequenas start-ups a grandes nomes como Ford e GM, têm identificado maneiras de aproveitar as mídias sociais como um canal de vendas e de comunicação direta com seus clientes. Existem vários exemplos de companhias que aprimoraram sua forma de transmitir mensagens e aumentaram seu reconhecimento graças ao uso de redes sociais como Orkut, Facebook e Twitter. O que a maioria delas não percebeu ainda, no entanto, é que estas mídias podem proporcionar benefícios ainda maiores como fontes de informação ou como plataformas de aplicação.

O uso de redes sociais como uma ferramenta de marketing direto é o óbvio. Elas são muito mais eficazes do que a propaganda em massa por serem democráticas e terem uma capacidade enorme de gerar o chamado "boca-a-boca". Ir além é perceber que o valor destas redes não está só no canal empresa-cliente, mas também na massa de dados das respostas dos clientes às comunicações emitidas.

Aliando tecnologia de tratamento e data mining a estes dados dos clientes, é possível analisar de forma quantitativa os resultados das campanhas, a reação dos clientes às mesmas. É possível ainda agrupar os clientes em clusters como "favoráveis", "desfavoráveis" e "indiferentes", ou até mesmo determinar estatísticamente o melhor discurso de vendas para cada cliente. As empresas podem chegar a ofertas personalizadas que levam em consideração não só o perfil histórico das compras do cliente, mas também a reação dele aos produtos lançados e a outras ofertas.

Algumas grandes corporações já fazem esse trabalho. É o caso de sites de buscas que conseguem, com base no perfil de seu usuário, e levando em consideração suas preferências e seu histórico, retornar resultados melhores. É o caso também de sites de comércio on-line que oferecem recomendações baseadas nas recomendações de outras pessoas, e permitem a conversa entre consumidores para facilitar o processo de decisão.

Outra maneira não-óbvia de se aproveitar as mídias sociais é utilizá-las como plataformas de aplicação dentro das empresas. Além do aperfeiçoamento da comunicação interna, há um melhor rendimento do trabalho. Existem corporações em que os funcionários compartilham suas dificuldades cotidianas, via rede social corporativa, e juntos encontram soluções de beneficio coletivo. Diversas são as oportunidades na associação entre as mídias sociais e outras ferramentas de tecnologia. Para se ter sucesso, basta olhar além do óbvio e adiantar-se às tendências, o que fará toda a diferença para o crescimento e futuro da corporação.

* Thoran Rodrigues é diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Stone Age Tech,
empresa especializada em soluções para a gestão de banco de dados

0 comentários: