Esquadrilha em Dezembro

Já que pouco deve ser feito em terra para celebrar a data, o jeito vai ser olhar para os céus para comemorar o aniversário de Indaiatuba. Isto porque no próximo dia 9 de dezembro, a audaz Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, se apresenta a partir das 16h30, em frente ao prédio da Prefeitura, que fica na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 2.800.

Esquadrilha da Fumaça em Ação (Crédito: Fábio Alexandre) A demonstração da Esquadrilha da Fumaça é realizada com sete aeronaves. Na entrada inicial estarão os sete aviões. Depois, eles se irão se separar para uma sequência contínua de manobras, em formação de dois, de quatro e em solo. O “Quatrilho”, formado pelos aviões Fumaças 1, 2, 3 e 4, executa acrobacias que exigem coordenação e técnica. Os Fumaças 5 e 6 distinguem-se por fazerem manobras com impacto visual, como cruzamentos próximos e loopings. O “Solo”, feito pelo Fumaça 7, realiza manobras caracterizadas pela técnica e precisão. O Fumaça 1 é o grande coordenador da apresentação. Além de liderar todo o time na entrada inicial, e o “Quatrilho”, em suas manobras específicas, realiza ainda acrobacias tradicionais da Esquadrilha, como looping em leque e coração.

Histórico

A Esquadrilha da Fumaça foi criada por instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, situada no Rio de Janeiro. Em seus horários livres, os pilotos treinavam acrobacias em grupo com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves.

Em 14 de maio de 1952, uma comitiva estrangeira em visita à Escola pôde apreciar a primeira demonstração oficial do grupo. Após algumas apresentações, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas. Com isso, em 1953, acrescentou-se à aeronave utilizada na época, o NA T-6, um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça. Com o tempo, as aeronaves e as acrobacias mudaram, mas a essência da Esquadrilha mantém preservado o espírito de arrojo e determinação do grupo. Um espetáculo para todas as idades.

0 comentários: