Jogando no Quintal em Novembro

Criado no início de 2001 pelos palhaços César Gouvêa (Cizar Parker) e Márcio Ballas (João Grandão), Jogando no Quintal nasceu da necessidade da dupla em misturar duas paixões: palhaço e improvisação. O jogo logo ganhou regras e toda ambientação de uma partida de futebol: hino do clube, placar, bandeiras, juiz, jogadores e é claro, a torcida. Encantados com esta inusitada experiência e pela possibilidade de pesquisar esta nova linguagem, palhaços experientes foram se juntando à dupla.

Jogando no Quintal (Crédito: Divulgação)
Assim começaram os primeiros jogos para uma pequena plateia de vinte ou trinta pessoas. O espetáculo fez tanto sucesso, que em poucos meses teve de mudar de seu estádio original, na Rua Cotoxó, já que o público não parava de crescer. O jogo é disputado por dois times de três palhaços-atletas cada, acompanhado por um árbitro e por uma banda de música que cria ao vivo sons e melodias.
Para levar as pessoas a terem a mesma sensação de descontração, alegria e espontaneidade que o jogo proporciona aos jogadores, a opção foi abandonar o espaço cênico convencional e levar a platéia para o lugar de origem das primeiras brincadeiras do grupo: o quintal.

“A regra é clara”: os palhaços improvisam cenas a partir de temas sugeridos pelo público. O tempo de cada improvisação é determinado pelo juiz. Cada rodada é diferente e tem um desafio novo para os palhaços: improvisar uma cena em 10 segundos, criar uma propaganda a partir de um objeto pessoal de alguém da platéia, compor uma música, criar uma história. Ao final de cada rodada, o próprio público/torcida decide qual dos dois times fez a melhor apresentação e vota, levantando cartões com as cores de cada time. Cada vitória vale um gol e assim, o placar vai sendo construído.

Bacana, não é? Pois bem, Indaiatuba verá o Jogando no Quintal pela primeira vez no mês que vem, durante o projeto Novembro em Cena, da Secretaria de Cultura. A promoção é da GT Produções Artísticas, que continua a se destacar com bons espetáculos em Indaiatuba e região. A informação foi confirmada pela produtora Graça Motta, que em breve deve divulgar outros detalhes da apresentação.

0 comentários: