Pré-Conferência Municipal de Cultura

Na próxima segunda-feira (21), acontece a Pré-Conferência Municipal de Cultura, a partir das 19h, no Centro Cultural Wanderley Peres. O objetivo do encontro é conscientizar e orientar os produtores e gestores culturais de Indaiatuba. Na programação, consta a abordagem sobre os cinco eixos do Sistema Nacional de Cultura e do Plano Nacional de Cultura (PNC). A população está convidada a participar.

O Sistema Nacional de Cultura é um modelo de gestão e promoção de políticas públicas, democráticas e permanentes, pactuadas entre os entes da federação e a sociedade civil, para realizar o desenvolvimento social pelo exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional.

Já o PNC é um plano de estratégias e diretrizes para a execução destas mesmas políticas públicas. Este Plano servirá como base aos participantes para o entendimento sobre o processo de elaboração do Plano Municipal de Cultura, que será produzido na Conferência Municipal de Cultura, programado para o próximo mês de outubro.

“É muito importante que os interessados em participar da elaboração do Plano Municipal venham à Pré-Conferência”, ressalta a secretária de Cultura, Érika Hayashi Kikuti. Representantes de expressões artísticas da cidade – dança, música, literatura, artes cênicas e visuais – estão convidados a participar do encontro para dar início a elaboração de suas estratégias e diretrizes.

A Pré-Conferência vai orientar também as entidades interessadas em participar do Edital da Rede Municipal de Pontos de Cultura. Serão selecionados cinco projetos que passarão a integrar a Rede Paulista de Pontos de Cultura.

Conselho Municipal de Cultura

Na Conferência Municipal de Cultura, que acontece em outubro, serão eleitos os membros do Conselho Municipal de Cultura, responsáveis pela implementação do Plano Municipal de Cultura. “É importante enfatizar que o Conselho será composto por profissionais da Secretaria de Cultura, da classe artística e da sociedade civil. Será um órgão tripartite”, explica Érika. Além da formação do Conselho, haverá também a eleição de delegados para a Conferência Estadual de Cultura, programada para novembro, em Guarulhos.

0 comentários: