Earthdance São Paulo 2009

Criada em 1996, na Califórnia, e desde 2000 no Brasil, a Earthdance é uma ONG internacional sem fins lucrativos, que anualmente promove um evento sincronizado em diversos países de todos os continentes, com o objetivo de custear causas humanitárias em prol da paz, tendo como ferramenta a dança e expressões artísticas e culturais que permeiam o universo da música eletrônica no mundo. Anualmente, a organização escolhe parceiros responsáveis em cada país (chamados Embaixadores) e os incentiva a realizar um evento de cunho humanitário e pacífico com a bandeira Earthdance, disseminando consciência social e ecológica e arrecadando fundos para a paz mundial.

Em todo o mundo, cada evento beneficia ONGs e/ou instituições de caridade que trabalham com o meio ambiente, crianças carentes, tribos indígenas ou jovens urbanos. Para o ano de 2009, o tema escolhido é Blessing the Children, transmitindo a ideia da sustentabilidade como o melhor caminho para preservarmos o mundo para as gerações futuras. Nesse ponto, a organização também propõe um debate: o que está sendo feito para que as próprias crianças aprendam a fazer um mundo melhor? Com a escolha da ONG Makanudos do Javeh, o objetivo é incentivar ações que coloquem as crianças em um patamar inteligente de convivência com o planeta.

Desde 1997, o evento cresceu mais de seis vezes em tamanho e foi descrito pela mídia especializada em música como “o Dance Aid do novo milênio". Desde 2000, mais de 30 mil reais já foram doados pela Earthdance em festas organizadas pelo Zuvuya.net em parceria com diversos outros núcleos. Desde 2007, a 4iDeas! Productions assumiu a produção do evento em São Paulo, sendo também a coordenadora geral das Earthdance que ocorrem em todo o Brasil.

No final de semana dos dias 26 e 27 de setembro, aproximadamente 200 mil pessoas pelo mundo unem suas energias no maior evento sincronizado de música eletrônica no mundo, utilizando a interação entre música e seres humanos, e as batidas do psytrance para lutar por um mundo melhor. No Brasil, a celebração acontece também em Vitória, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Brasília e Teresina.

O clímax do evento ocorre durante o link global, às 20h00 do Brasil, quando todas as festas Earthdance, em cada cidade ou país, tocam a música Prayer for Peace no mesmo momento. A Earthdance se tornou uma comunidade mundial forte, e como resultado, evoluiu de um evento anual para uma plataforma estável para música, arte e novas tecnologias. “Mais do que ajudar as crianças, queremos possibilitar que adquiram ferramentas para criar e vivenciar um futuro onde a consciência ecológica seja regra. Um mundo melhor não depende apenas de fazermos nossa parte, mas também educar para que todos o façam. O movimento eletrônico se encontra em constante crescimento, e pode ser usado inteligentemente por uma causa maior”, afirma Jigar Assar, embaixador da Earthdance International no Brasil.

Local

Pelo segundo ano consecutivo, a 4iDeas! Productions e o núcleo Mystic Tribe se unem para a realizar a festa em um local novo, situado no Vale do Paraíba, em meio a estonteante natureza da Serra da Mantiqueira. Trabalhando com cooperativas e apoios locais, muitas propostas estão sendo desenvolvidas para mostrar a todos que técnicas de sustentabilidade e permacultura podem ser a solução para um convívio pacífico em nosso planeta.

Para isso, uma série de iniciativas serão propostas, como plantio de árvores, distribuição de porta micro-lixo, doação de brinquedos, doação de livros escolares, produtos feitos a partir de materiais reciclados, palestras, permacultura, além de palestras, workshops e principalmente muita música de qualidade para completar esse grande cenário de celebração.

Especialmente nesse ano, a Earthdance SP incentiva e pede a colaboração para a doação de brinquedos e livros aproveitando a proximidade com a data da celebração do Dia das Crianças no Brasil, bem como promoção de consciência ambiental de modo criativo através de palestras, espaços para ONGs e distribuição de recipientes portáteis para micro-lixo e reciclagem de materiais.

A edição paulistana da Earthdance 2009 reunirá mais de 30 DJs e produtores de música eletrônica convidados, entre eles artistas como o francês Absolum, Analog Drink, Braincell, S- Range, Janczur, Pedrão, entre outros a serem confirmados até o evento. A festa ainda conta com a presença de VJs, malabaristas, pirofagistas, artistas circenses, performancers, workshops e estandes para ONGs ambientalistas.

Para saber mais: www.earthdance.com.br ou www.twitter.com/earthdancesp

0 comentários: