Relespublica e o Efeito Moral

Semana passada recebi dos amigos da Journal Assessoria um CD e um pen drive com dezenas de MP3, fotos e vídeos da banda Relespublica. Dias depois, resolvi ouvir o trabalho deste trio curitibano e não é que me surpreendi? Simples, porém enérgico. Confira a resenha abaixo, escrita por Eduardo Guimarães e publicada no Canal Pop, do portal Terra:

Relespública: “Efeito Moral”

efeitomoral06

“Houve um tempo em que existiam muitas, muitas ótimas bandas de Rock no cenário nacional: Ira!, Golpe de Estado, Plebe Rude, Capital Inicial, Titãs, entre outras. Algumas acabaram, outras entraram num processo letárgico e mais algumas caíram nos braços do Sr. Sucesso e pasteurizaram o som. Mas ainda há vida no Rock brazuca. Um desses grupos que mantém o espírito do Rock n’ Roll nacional é o Relespública.

A banda consegue mostrar no novo álbum, Efeito Moral, as influências dos anos 80 com honestidade e sem soar datado. Este é o quinto trabalho da banda, incluindo o ao vivo MTV Apresenta.

Formada por Fábio Elias (voz, guitarra), Ricardo Bastos (baixo, vocal) e Emanuel Moon (bateria), a Relespública mostra como fazer um som simples, cativante e com letras interessantes. Nós Estamos Aqui foi a faixa escolhida para abrir o disco. Com uma levada Rockabilly e algo de Ira!, o novo disco começa muito bem.

Dê uma Chance Pro Amor, com uma letra simples e esperançosa, tem cara de Tutti-Frutti. Facilmente dá para imaginar Rita Lee cantando essa música em 1976. O Hammond tocado pelo convidado Adriano Grineberg - ainda que bem discreto - ajuda a dar esse ‘ar anos 70’ para a música.

O grupo contou com um convidado especial na música Tudo Que Eu Preciso: Samuel Rosa. A participação do cantor mineiro funcionou muito bem, já que a música tem muitas semelhanças com o Skank e o vocalista e principal compositor da Reles, Fábio Elias, já declarou que o grupo mineiro foi uma grande influência no período de composição deste disco.

Há canções de amor, outras esperançosas, mas também há críticas em Efeito Moral. A música Não Seja Otário, Não! faz esse papel, com um riff de guitarra simples e bem bacana. Homem-Bomba, o primeiro single do álbum, fala das mazelas pelas quais o homem passa, seja pela degradação da natureza ou pela degradação da sociedade. O videoclipe dessa faixa já está disponível e foi feito em animação, com referências aos quadrinhos dos anos 60 e 70.

Uma das músicas mais bacanas do álbum é Tema Pela Terra, com um clima meio ‘bicho-grilo’ e pra todo mundo cantar junto. O disco ainda traz três músicas bônus, incluindo Olha! Que Absurdo!, que traz um dueto entre Fabio Elias e Sandra Piola, vocalista da banda curitibana Anacrônica.

Além da versão em CD, Efeito Moral também foi lançado em uma caixinha especial em Pen Drive, contendo letras cifradas, fotos e o álbum anterior, MTV Apresenta, na íntegra. Ótimo para comprovar a força da Relespública ao vivo. Que o grupo curitibano consiga o espaço que merece.”

efeitomoral02

Retornamos à nossa programação normal, só para deixar registrada a opinião deste que vos escreve e concorda em gênero, número e grau com o colega Eduardo Guimarães: o som da Relespublica pode parecer simples e ecoar um saudosismo há tempos perdido em meio às novas tecnologias. Mas se deixe levar pelo som dos caras e não se arrependerá. Afinal de contas, não é porque parece velhinho que não serve mais, certo? Escute sem moderação…

Confira "Tudo que Eu Preciso" ao vivo, no Estúdio Showlivre

0 comentários: