Indaiatuba (meio que) no BBB

BBB9 Todo começo de ano é a mesma coisa: o Brasil para e liga a televisão para conferir as brigas, romances, intrigas e fofocas de um grupo selecionado para revelar seus segredos e intimidades para milhões de espectadores, um busca de um prêmio milionário e de seus 15 minutos de fama. Em 2005, Indaiatuba contou com um representante na casa, Sammy Ueda. Quatro anos depois, um grupo da cidade forma sua torcida para acompanhar a aventura de uma das selecionadas para a edição 2009 do Big Brother Brasil: Naiá Barros, de 61 anos. Mesmo morando em São Paulo, a promotora de eventos é presença constante em Indaiatuba, já que grande parte de sua família reside na cidade e revela os detalhes da nova aventura desta sexagenária, que apesar da idade celebra diariamente a alegria de viver.

“Minha mãe é realmente especial. Desde o início das inscrições do Big Brother, ela insistia diariamente para que eu e todos os seus netos gravássemos um vídeo para concorrer a uma das vagas”, conta a técnica em estética, Cláudia Barros Giannocaro, de 38 anos. “Mas como sou muito tímida, sugeri para que ela gravasse e enviasse. E não é que ela gravou? Escolheu a música Sandra Rosa Madalena, do Sidney Magal, e elaborou um vídeo para enviar à produção do programa”, revela. “Ela mesmo dizia que enviaria por curtição, já que era pouco provável que seria selecionada, com seus 61 anos de idade”.

Mas o destino conspirou a seu favor. “Ela é uma pessoa muito jovial e dinâmica, que mesmo tornando-se viúva aos 34 anos de idade, com quatro filhos para criar, manteve-se firme e forte”, observa Cláudia. “Atualmente, ela vive em São Paulo e organiza bailes no Clube Homes, em São Paulo, para a Terceira Idade”, conta a neta Mayara Zeleniakas, de 18 anos. “A grande felicidade dela é ver os amigos reunidos. Seu coração é maravilhoso”, enfatiza.

Naiá é mãe de quatro filhos: Francisco e Cláudia, que moram em Indaiatuba; Naiá, que reside em São Paulo, e de Andreia, que atualmente mora na Inglaterra. “Minha mãe estava com tudo certo para visitar a filha na Inglaterra, quando inventou uma história de que tinha um 'pressentimento' de que era melhor não ir”, recorda Cláudia. “Na verdade, ela já sabia que havia sido pré-selecionada, mas não podia contar para ninguém, nem para os filhos”. Parte da família tomou conhecimento da novidade apenas no último dia 20 de dezembro. “Ela contou apenas para nós, seus filhos, e nos fez jurar que não contaríamos para seus netos. Ela tinha medo que eles corressem para o Orkut contar a novidade”, brinca.

Cláudia lembra que Naiá estava em êxtase. “Ela gritava e chorava de emoção. É claro que no começo ninguém acreditou, até porque ela guardou segredo direitinho. Mas quem imaginaria uma mulher de 61 anos no Big Brother?”, enfatiza a filha. O passo seguinte foi convencer o namorado, que também mora em São Paulo, e jurar que atenderia a um pedido especial da família. “Nossa preocupação é que ela entre debaixo do edredon”, declaram Cláudia e Mayara, enquanto soltam risos que misturam alegria e descontração, uma aparente marca registrada da matriarca.

Big Brother

Choque

“Confesso que fiquei em estado de choque quando ela nos contou”, lembra Mayara, que soube da notícia junto com os demais netos de Naiá, somente na última quarta-feira, dia 7, com o anúncio oficial dos concorrentes. “Uma funcionária da empresa do meu pai viu na internet e me chamou. Quando vi, não conseguia acreditar”, acrescenta. “Agora, por aqui, ninguém faz mais nada. É só acompanhar o Big Brother”.

Por outro lado, a revelação de que dois sexagenários integram a lista de concorrentes do reality show revelou detalhes obscuros, enraizados em um preconceito arcaico. “Vimos na internet e em alguns jornais pessoas citando minha mãe como a 'véia' do Big Brother”, conta Cláudia, que cita outros termos impublicáveis. “Fiquei muito chateada e verdadeira enojada com o preconceito do nosso povo para com os mais velhos. E não digo isso porque ela é minha mãe. Vale lembrar que todos chegaremos nesta idade, e eu espero ser exatamente como ela: alegre e muito feliz”, observa.

Aliás, tais qualidades levam a crer que Naiá será realmente um dos destaques do reality show. “Ela chamará a atenção não apenas por ser a primeira sexagenária no jogo”, lembra a filha. “Minha mãe é uma caixinha de surpresas e com ela não tem tempo ruim. Se alguém forçar uma situação, tenho certeza que ela irá tirar de letra e saberá jogar no momento certo”, analisa. “Minha vó é realmente especial. Ela tinha piercing nos dentes e os cabelos vermelhos”, revela Mayara. “Por enquanto, não tem nenhuma tatuagem”, brinca.

Se a família espera que ela traga o prêmio de um milhão de reais? “Para a gente, toda esta folia já está valendo”, afirma Cláudia. “Mas é claro que vamos torcer para que ela chegue à final”. Na casa do Big Brother, que mais uma vez será comandada pelo jornalista Pedro Bial. Naiá terá a companhia de Michele, 24 anos, estudante de Direito, de Recife (PE); Flávio, 25 anos, produtor de eventos, de Caxias do Sul (RS); Francine, 25 anos, professora, natural do Rio Grande do Sul (RS) e moradora de São Bernardo do Campo (SP); Ralf, 32 anos, empresário, de São Paulo (SP); Maíra, 25 anos, fonoaudióloga, de Brasília (DF); Maximiliano, 30 anos, artista plástico, do Rio de Janeiro (RJ); Milena, 32 anos, assessora de imprensa, de Manaus (AM); Emanuel, 24 anos, estudante de Administração, de São Bento do Sul (SC); Daniel, 25 anos, empresário, de Campo Grande (MS); Josiane, 30 anos, cantora, de Juiz de Fora (MG); Newton, 29 anos, modelo e empresário, natural de Porto Alegre (RS) e morador de São Paulo (SP); Ana Carolina, 24 anos, bacharel em Direito, de Florianópolis (SC); Norberto, 63 anos, radialista e ator, de Bananal (SP); Priscila, 26 anos, jornalista e modelo, de Campo Grande (MS); Leonardo, 25 anos, estudante de Administração, de São Paulo (SP); Mirla, 27 anos, advogada, de Belém (PA); e Milton, 27 anos, matemático, professor e doutorando em Engenharia Mecânica, do Rio de Janeiro (RJ).

O reality show terá início amanhã, dia 13, logo após a exibição da novela A Favorita. “Minha mãe tem muitos amigos aqui em Indaiatuba e esperamos que todos torçam por ela, junto com a gente”, convoca Cláudia. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas aqui.

0 comentários: